Descubra como funciona a Nova Carteira de Trabalho 100% Digital

A ferramenta surge como uma facilitadora para os trabalhadores

Em um mundo cada vez mais digitalizado devido as constantes evoluções tecnológicas, o Governo Federal revelou uma grande novidade que promete facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros: a transição da carteira de trabalho física para uma versão completamente digital. A medida é um passo importante não apenas por modernizar o acesso aos direitos trabalhistas, mas também por garantir uma gestão de documentos mais eficiente e simplificada.

Resumidamente, a nova Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, como o próprio nome indica, trata-se da versão eletrônica do tradicional documento em papel. Com ela, toda a trajetória da vida laboral do trabalhador é registrada digitalmente, abolindo a necessidade de manuseio de documentos físicos tanto para empregadores quanto para funcionários.

Carteira de Trabalho Digital: passo a passo de como obtê-la

Para acessar o documento em sua versão digital, os trabalhadores devem baixar o aplicativo oficial (disponível para Android e iOS). Após a instalação da plataforma, é exigido que o usuário faça um breve cadastro, ou login utilizando as credenciais usadas na sua conta do Gov.br.

Depois, basta seguir as orientações exibidas na tela para habilitar a sua carteira digital. Essa habilitação inclui responder algumas perguntas pessoas para confirmar sua identidade. Veja um breve guia:

  • 1. Baixe o app da Carteira de Trabalho Digital;
  • 2. Entre usando suas credenciais da conta Gov.br;
  • 3. Responda às perguntas de segurança para confirmar sua identidade;
  • 4. Agora, é só acessar suas informações trabalhistas de forma imediata.

Benefícios da versão digital

  • 1. Praticidade e rapidez: redução do tempo de espera no acesso às informações trabalhistas;
  • 2. Segurança: Todos dados ficam armazenados de forma segura e centralizada;
  • 3. Acessibilidade: documento acessível por meio de qualquer dispositivo móvel, facilitando consultas rápidas;
  • 4. Amiga da natureza: diminuição do uso de papel, contribuindo com o meio ambiente.

Como fazer a transição?

Anteriormente, o número do documento físico era de suma importância no momento da contratação do trabalhador. Porém, com a mudança, o CPF passará a ser usado para unificar todas as informações de trabalho do cidadão. Esse método não só moderniza o sistema como o torna mais eficiente e integrado.

Esta inovação representa um passo importante para a modernização dos serviços públicos digitais oferecidos aos cidadãos brasileiros, visto que ela promove uma maior eficiência, com a redução da burocracia e dos custos associados à administração de documentos físicos.

Amparo aos trabalhadores do Rio Grande do Sul

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou um pacote de medidas emergenciais para ajudar os trabalhadores impactados pelas tempestades no Rio Grande do Sul. As ações têm como objetivo conceder suporte financeiro e flexibilidade aos empregadores diante da situação alarmante. Abaixo, saiba o que será feito:

  • 1. Liberação de duas parcelas adicionais do seguro-desemprego;
  • 2. Liberação do saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • 3. Antecipação das parcelas do abono salarial PIS/Pasep;
  • 4. Suspensão temporária para os empregadores do recolhimento do FGTS por até quatro meses.

Cabe mencionar que estas ações, previstas no Decreto 12.016, publicado no dia 7 de maio, representam um investimento de R$ 2,9 bilhões do Governo Federal, visando beneficiar aproximadamente mais de 900 mil trabalhadores gaúchos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.