Senhas começarão a ser feitas pelo Google para proteger sua conta

Chaves de acesso do Google são alternativas às tradicionais senhas, trocando o método de autenticação por códigos digitados por outra forma de confirmar a identidade do usuário.

Seguindo a tendência de simplificar a experiência do usuário, a gigante de tecnologia Google está dando passos estratégicos para diminuir a dependência de senhas para login e acessar seus serviços. Em uma nova abordagem, a empresa sugere a criação de uma chave de acesso própria, conhecida como Passkey, para autenticação.

A iniciativa, que teve início em maio deste ano, entra agora em uma nova fase. Os usuários que realizarem o login em qualquer serviço do Google — seja Gmail, Google Drive ou qualquer outra plataforma do ecossistema — serão incentivados a configurar a sua chave de acesso personalizada. A empresa ainda não tornará obrigatório o uso desses métodos, deixando a escolha a critério dos usuários.

Entenda mais sobre as chaves de acesso do Google

As chaves de acesso do Google são alternativas às tradicionais senhas, trocando o método de autenticação por códigos digitados por outra forma de confirmar a identidade do usuário. Isso pode incluir leitura biométrica, reconhecimento facial ou um PIN ativado no próprio dispositivo ou em outro confiável, como o smartphone do usuário.

Segundo a empresa, essa forma de acesso é 40% mais rápida do que inserir uma senha e pode ser, significativamente, mais segura. A possibilidade de usar um tipo de criptografia mais eficaz, assim como evitar a repetição e o esquecimento de senhas em diferentes serviços, torna a proposta atrativa.

Como configurar a chave de acesso do Google?

Os usuários que preferirem se antecipar e configurar sua chave de acesso, sem esperar o aviso do Google, já podem fazer isso. Basta acessar o link fornecido pela empresa e seguir o passo a passo indicado para reduzir o uso de senhas.

Assim, tem-se a oportunidade de experimentar uma nova forma de acessar os serviços do Google e incrementar a segurança das informações pessoais. Algumas questões ainda estão a ser respondidas sobre a eficácia deste sistema. Os usuários estão ansiosos para saber:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.