Bolsa Família SETEMBRO: comunicado urgente para os NIS do 1 ao 0

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou o repasse do Bolsa Família para o mês de setembro, mas os segurados precisam ficar atentos, pois o governo não deve realizar o repasse do Auxílio Gás. Vale lembrar que esse benefício é bimestral, pago apenas em meses pares, e alguns segurados do Bolsa Família também têm acesso a ele.

Sendo assim, em setembro, os segurados do Bolsa Família não poderão contar com este adicional. O benefício que garante 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha só deve voltar a ser pago em outubro. Além disso, o valor do benefício deve variar e, como a tendência é de queda, deve ficar abaixo do que foi pago em agosto.

Cerca de 5 milhões de brasileiros inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) estão recebendo o subsídio do gás de cozinha. O programa tem verba limitada, fator que também reduz o número de segurados. Se comparado ao Bolsa Família, o Auxílio Gás tem aproximadamente 15 milhões a menos de beneficiários. Neste sentido, nem todos os segurados do Bolsa Família sentiram a redução do repasse em setembro.

Bolsa Família em setembro

O MDS também confirmou possíveis bloqueios no repasse do Bolsa Família em setembro. Isso porque segue realizando a averiguação cadastral. Os segurados que tiverem o CadÚnico bloqueado também terão o repasse do Bolsa Família interrompido. O bloqueio pode durar até dois meses e os segurados que, neste período, não realizarem a averiguação cadastral serão desligados do banco de dados, perdendo os benefícios sociais de forma definitiva.

O prazo do MDS para a realização da atualização cadastral é de 60 dias após o bloqueio. Os segurados que forem ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar seus dados terão o cadastro desbloqueado e voltarão a receber o Bolsa Família e outros programas sociais oferecidos pelo banco de dados.

Os segurados do Bolsa Família ainda poderão receber as parcelas retroativas do programa de transferência de renda que ficaram suspensas durante o bloqueio. O saque ficará disponível apenas em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), e, para sacar, o segurado precisa utilizar um documento original com foto.

Calendário do Bolsa Família de setembro

A previsão da Caixa Econômica é que o pagamento do Bolsa Família ocorra nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Sendo assim, o repasse deve começar no dia 18 de setembro e terminar no dia 29 do mesmo mês. Confira todas as datas no calendário abaixo:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.

Os segurados podem sacar o Bolsa Família em qualquer lotérica, caixa eletrônico ou agência da CAIXA. Para realizar o saque, o segurado precisa ter em mãos o cartão Bolsa Família. Também podem ser utilizados o cartão do Auxílio Gás e o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

Os segurados que não têm o cartão para realizar o saque podem utilizar o aplicativo do Caixa Tem para ter acesso ao benefício. Com o app, o segurado pode realizar transferências bancárias sem taxa e o pagamento de contas sem sair de casa. O Caixa Tem pode ser baixado por aparelhos Android e iOS gratuitamente pela loja virtual do seu smartphone.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.