Revelado qual a verdadeira cor do Sol; você jamais pensaria isto

Nos dias de hoje, existem muitos objetos e fenômenos desconhecidos, como os discos voadores, os planetas e, de certo modo, o sistema solar. Diante disso, a cor verdadeira do Sol se torna um questionamento para as pessoas, visto que, para quem o observa durante várias horas do dia, o tom sofre uma variação entre amarelo e laranja.

Nesse sentido, vale lembrar que, para nós, o céu tem a cor azul em razão da atmosfera da Terra que serve como uma espécie de filtro, o que impede que determinados espectros que formam a luz solar chegue até nós. Assim, a atmosfera terrestre dispersa os espectros do intervalo azul-violeta, de modo que apenas os outros cheguem até nós. Por este motivo, o Sol aparece amarelado.

De acordo com o Today I Found Out, através de designers, foi possível compreender que o verdadeiro tom do Sol é branco. Assim, a cor exata corresponde ao código #fff5f2, que pode ser visualizado com precisão em aplicativos de design como o Canva. Entretanto, em dias em que o céu está amarelado durante o pôr do sol, o Sol está sumindo na linha do horizonte.

Detalhes sobre a verdadeira cor do Sol

Como citado acima, durante o pôr do sol, este encontra-se em um ângulo que a luz precisa atravessar uma camada muito maior de atmosfera, o que dificulta a propagação de ondas de comprimentos mais baixos, como a da cor azul. Desse modo, o que sobra é o amarelo. Contudo, pode acontecer de o ar estar carregado de poeira ou outras partículas grandes.

Neste contexto, as ondas de comprimentos maiores também serão filtradas, o que deixa o céu e o sol com uma coloração avermelhada. Destaca-se antes considerado pelos astrônomos como uma estrela pequena e relativamente insignificante, o Sol hoje é conhecido por ser mais brilhante do que cerca de 85% das estrelas da Via Láctea.

Por fim, embora leve apenas 8 minutos e 19 segundos para a luz da superfície do sol chegar até nós, na realidade, leva cerca de 10.000 a 170.000 anos para um fóton viajar do núcleo do sol até a superfície. Ademais, o Sol gera sua energia a partir da fusão nuclear em seu núcleo, fundindo os núcleos de hidrogênio em hélio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.