Descobrimos a verdade! Chuva realmente faz a internet ficar mais lenta?

Hoje em dia, é comum que a chuva intensa afete o desempenho da internet em diferentes regiões do mundo. Diante disso, mesmo que em regiões urbanas e bem localizadas, este fenômeno acontece em certos momentos de instabilidade nos geradores. No entanto, a maneira como o Wi-Fi chega a determinadas residências passa por uma variação.

Desse modo, o sinal pode chegar por meio de, por exemplo, ADSL, cabo, satélite e rádio, que são as principais formas. A interferência da chuva se dá visto que os pacotes de dados são prejudicados. Ou seja, a umidade e as descargas elétricas presentes na atmosfera podem prejudicar a propagação das ondas até as residências. Por esta razão, a intensidade da chuva também é um fator importante.

Nesse sentido, os equipamentos receptores de sinal não conseguem manter uma conexão efetiva e, por isso, há a redução da qualidade da internet que chega aos equipamentos. Em casos que os cabos são utilizados para prover a internet, é fisicamente improvável ficar mais lenta em razão da chuva, visto que estes estão protegidos da umidade.

Detalhes sobre o funcionamento da internet com influência da chuva

Como citado acima, no quesito operacional dos cabos, é extremamente difícil que a internet sofra alguma mudança drástica em seu funcionamento. Contudo, é importante destacar que, por vezes, as chuvas fortes podem acabar com os serviços de internet em diferentes ambientes. Ainda assim, vale ressaltar que, nestes casos, não há muito o que fazer em relação ao funcionamento da rede Wi-Fi.

Paralelamente, o cabo se destaca nas vantagens, uma vez que a velocidade varia entre 70 kbps e 150 Mbps. Entretanto, a internet via cabo necessita de um modem especial para receber o sinal via cabeamento de televisão. Já o sinal de internet via Wi-Fi é enviado a frequências que variam entre 2,4 GHz e 5 GHz e podem alcançar até 54Mbps no raio de alguns metros.

Por fim, em casos que a rede Wi-Fi precisa de um ponto específico de acesso para realizar a distribuição de sinal, as ad-hoc transforma, de certo modo, cada computador em uma espécie de roteador. Desse modo, é como se os PCs se comunicassem entre si sem a necessidade que um dispositivo faça a mediação. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.