O que se sabe sobre o novo CARTÃO DO INSS? Quais bancos já estão oferecendo?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável por fazer o pegamento do benefício dos aposentados e pensionistas. Essa população compõe cerca de 37,5 milhões de segurados. Desses, 60% recebem um benefício equivalente a um salário-mínimo. Além disso, o INSS também é responsável por fazer o pagamento de quem recebe o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).

Agora, o INSS está lançando o Cartão do INSS, disponível desde setembro desse ano, em diversas instituições financeiras, para seus segurados. O Cartão nada mais é do que um novo serviço de cartão de crédito consignado.

Para que serve o novo cartão do INSS?

Por se tratar de um cartão de crédito consignado, o segurado poderá ter acesso a taxas menores nas instituições financeiras. Além disso, o cartão funciona como um crédito comum. Ainda assim, o que o diferencia dos outros cartões é que o valor é descontado diretamente da folha de pagamento do beneficiário.

Entretanto, para que isso aconteça, existe um limite máximo que pode ser gasto, ele é de 5% com relação ao valor do benefício recebido. Caso o beneficiário ultrapasse esse limite, a instituição financeira responsável poderá enviar uma fatura para que o segurado venha pagar o valor da dívida.

Isso acontece porque a porcentagem de comprometimento que está associada à margem do consignado passou de 35% para 45%. Isso significa que os segurados poderão comprometer 35% no empréstimo consignado. Assim, os 10% que sobram são divididos igualmente entre o cartão INSS de crédito consignado e o cartão consignado de benefício.

Como posso solicitar o cartão?

O segurado interessado em contratar o novo Cartão do INSS deve procurar uma instituição financeira ou banco e solicitar. Em setembro, as opções se limitavam aos banco Olé, PAN, BMG. Hoje, mais dois bancos se somam e passam a oferecer o serviço, são eles: o Banco Inter e o Santander.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.