FGTS pode ser usado para pagar parcelas atrasadas

Os brasileiros que estão com parcelas atrasadas de financiamento imobiliário já podem utilizar o FGTS para regularizar os débitos.

O Conselho Curador do FGTS aprovou a medida que tem validade até 31 de dezembro de 2022, e que possibilita a utilização do saldo como forma de pagamento.

A medida é uma forma de diminuir os impactos causados pela pandemia, onde muitas pessoas diminuíram sua renda mensal e não conseguiram honrar com as parcelas do financiamento.

Como vai funcionar o pagamento?

O pagamento pode ser feito em até 80% de cada prestação, e possui limite de 12 prestações em atraso.

O cidadão que deseja utilizar o acordo, deve procurar diretamente a instituição bancária que fez o financiamento e informar que deseja utilizar seu FGTS como forma de pagamento.

Regras da negociação

Algumas regras quanto aos prazos foram definidas. O cidadão deve ter contribuído para o FGTS por no mínimo três anos, e não poderá ter outro imóvel dentro da região onde mora.

Também não será aceito o parcelamento de pessoas que possuem outro financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação)

Resumo dos critérios para a contratação:

  • Três anos de trabalho sob regime do FGTS (ininterruptos ou não)
  • Não possuir outro imóvel no município onde trabalha ou mora
  • Não ter nenhum outro financiamento ativo
  • Valor do imóvel deve ser de até R$ 1,5 milhão

Como consultar o FGTS

O FGTS é um direito de todo trabalhador com carteira assinada.

Todo mês, é depositado uma quantia referente a 8% do salário do trabalhador, e esse depósito é feito pelo empregador.

O valor pode ser sacado de forma gradual, ou em algumas situações específicas como demissão do emprego, doença ou situações emergenciais, como a pandemia.

O saldo e extrato da conta do FGTS pode ser consultado a qualquer momento através do site e do Aplicativo FGTS, disponível para Android e IOS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.