Funeral de Rei Charles III tem detalhes atualizados após atualização do estado de saúde

O monarca vem lutando contra um câncer de próstata

O Rei Charles III, de 75 anos, está em tratamento contra um câncer. Segundo o jornal britânico The Daily Beast, o estado de saúde do monarca não é dos melhores e, por conta disso, os planos de seu funeral foram atualizados. Ainda de acordo o tabloide, uma fonte próxima à realeza foi a responsável por passar as informações.

É claro que ele está determinado a vencer a doença e eles estão apostando nisso. Todos continuam otimistas, mas ele está realmente muito mal, mais do que estão deixando transparecer. Os planos foram revisados e estão sendo atualizados constantemente. Para eles, não é uma coisa emocional, é um trabalho levado muito a sério e é absolutamente compreensível que ninguém planeje ser pego de surpresa“, disse a fonte ouvida pelo jornal.

Ainda, a fonte mais próxima da família real disse que o roteiro fúnebre de Charles possui centenas de páginas e começou a ser elaborado um dia após o enterro de Elizabeth II, que morreu em setembro de 2022. Abaixo, você confere todos os detalhes sobre o documento.

Preparativos funerários

O dossiê do funeral de Charles III foi batizado de “Operação Ponte Menai”, em alusão a ponte suspensa que liga a ilha de Anglesey ao continente galês, onde o monarca figurou como Príncipe de Gales por muitos anos. O uso de nomes de pontes para planos funerários é uma tradição na Família Real, Elizabeth II, por exemplo, era “Operação Ponte de Londres”.

O The Daily Beast também conversou com oficiais militares que confirmaram a atualização do dossiê. No entanto, para eles, isso não tem nenhum tipo de relação com o quadro de saúde do rei, mas sim com um preparo padrão. “Você precisa de uma operação de segurança gigante, porque todas as pessoas mais importantes do planeta estarão lá. Estamos falando de todo um aparato, desde defesa antimísseis até proteção contra um ataque isolado. E como qualquer morte pode acontecer de repente, cada detalhe deve ser meticulosamente planejado com antecedência“, disse um militar de guarda da Realeza, que preferiu não se identificar, ao jornal.

Em fevereiro deste ano, quando revelou o seu diagnóstico de câncer de próstata, Charles III se afastou dos seus deveres públicos, assim como sua nora, Kate Middleton, que também está tratando um câncer — ela, por sua vez, preferiu não revelar detalhadamente a região ou o tipo de enfermidade.

Retorno do príncipe

O príncipe Harry retornará ao Reino Unido em maio para celebrar o aniversário dos Jogos Invictus, a competição esportiva que ele fundou há 10 anos. O Duque de Sussex fará uma leitura em cerimônia na Catedral de St. Paul, em Londres, no dia 8 de maio, para marcar os 10 anos do evento.

A última vez que Harry esteve em sua terra natal foi em fevereiro, em uma visita rápida depois que o diagnóstico de câncer de seu pai, o rei Charles III, foi anunciado. O príncipe falou sobre a doença do seu progenitor em uma entrevista à ABC, no programa Good Morning America. “Eu amo minha família. O fato de poder entrar em um avião e ir ver e passar algum tempo com ele, eu sou grato por isso“, disse na ocasião.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.