Saiu HOJE (21): Novo feriado nacional confirmado no 2º semestre

Mais uma data para descanso foi adicionada ao calendário

Em dezembro de 2023, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o Projeto de Lei (PL) que tornou feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data é celebrada em 20 de novembro. Até o ano passado, apenas seis Estados consideravam a data feriado, são eles: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.

Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o dia 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Como o nome sugere, a data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra em terras brasileiras.

Próximos feriados de 2024

Nas próximas linhas, confira quais são os próximos feriados deste ano. Mas antes, cabe destacar que estão listados apenas os feriados nacionais, ou seja, que abrangem todo o território brasileiro. Veja:

  • 7 de setembro (Independência do Brasil) – sábado;
  • 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) – sábado;
  • 2 de novembro (Finados) – sábado;
  • 15 de novembro (Proclamação da República) – sexta-feira;
  • 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) – quarta-feira;
  • 25 de dezembro (Natal) – quarta-feira.

Para aqueles que planejam se organizar melhor para os feriados, a orientação é conferir o calendário municipal e ajustar seus planos, otimizando assim os períodos de descanso. Portanto, planeje com antecedência e aproveite ao máximo o tempo libre durante os feriados deste ano.

Feriado no dia 23 de maio

Na próxima quinta-feira (23), diversas regiões do Brasil vão desfrutar de uma folga, visto que haverá celebrações municipais, incluindo aniversários de emancipação e fundação das cidades. O evento traz a oportunidade para muitos trabalhadores aproveitarem um feriado prolongado, principalmente aquelas cujas localidades optaram por emendar com a sexta-feira subsequente.

Sendo assim, diversos municípios estão se preparando para comemorar a data, proporcionando aos seus moradores uma pausa merecida nas atividades do dia a dia. Abaixo, veja quais são as cidades:

  • Igarapé-Miri (PA);
  • Oiapoque (AP);
  • Belmonte (BA);
  • Groaíras (CE).

Para os munícipes destas cidades, a emenda do feriado ao fim de semana, existe a perspectiva de um descanso prolongado, visto que o feriado será seguido por sábado e domingo. Ou seja, é uma ótima oportunidade para viagens curtas, momentos em família ou simplesmente descansar e recuperar as energias.

Corpus Christi

Além do feriado municipal, os brasileiros ainda podem se preparar para o dia 30 de maio, quando é comemorado o Corpus Christi. Apesar de não ser um feriado nacional obrigatório, muitas cidades o observam por meio de legislações locais, tornando-o um dia de folga para muitos trabalhadores. Ou seja, para ser feriado, é preciso que a cidade ou o Estado estabeleçam a data no calendário local por meio de decreto. 

Vale ressaltar que outras datas estão por vir, impactando diversas cidades, como o Dia de Nossa Senhora da Assunção em agosto, exclusivo de Fortaleza, e o Dia de Nossa Senhora das Dores em setembro, feriado em Juazeiro do Norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.