TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR O SEU MEI 2023: COMO FUNCIONA? QUAL VALOR É PAGO?

Antes de abrir a sua conta MEI, é preciso entender o que a sigla significa. MEI é a abreviação para Microempreendedor Individual, um modelo empresarial criado em 2008 e instituído pela Lei Complementar nº 128. A lei tem o propósito de facilitar a formalização de atividades exercidas por quem trabalha de maneira autônoma.

Para se tornar um microempreendedor individual, o empreendedor precisa ter um limite de faturamento anual máximo de R$ 81 mil, podendo ganhar uma média de R$ 6.750 ao mês. Além disso, só pode contratar 1 (um) colaborador, que deve receber salário-mínimo nacional, ou o piso pago à categoria. Além disso, algumas atividades econômicas não podem ser consideradas MEI, são elas: médicos, engenheiros, dentistas, advogados, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros.

Como abrir o meu MEI?

Agora que você já sabe algumas coisas sobre o MEI, já pode abrir o seu. Para facilitar, o processo é feito completamente online, veja o passo a passo:

  • Passo 1: acesse o Portal do Empreendedor;
  • Passo 2: clique em Quero ser MEI e, em seguida, em Formalize-se;
  • Passo 3: crie uma conta gov.br ou acesse com o seu CPF, caso já tenha;
  • Passo 4: siga as instruções em tela. Nessa etapa, serão solicitados os seus dados pessoais, tais como número de RG e CPF, número da declaração do Imposto de Renda, endereço residencial e telefone de contato;
  • Passo 5: defina as atividades que serão exercidas, o nome fantasia da sua empresa e informe o local de onde irá trabalhar, por exemplo, de casa, via internet, em um endereço comercial etc;
  • Passo 6: confira todos os dados informados, preencha as declarações solicitadas e finalize a sua inscrição.

Como já informado, o MEI surgiu para regularizar profissionais informais, por isso, é importante considerar a sua área de atuação antes de se registrar. É possível, também, acessar uma lista oficial, nela, você pode verificar se as atividades exercidas na categoria.

Com a abertura da empresa no formato MEI finalizada, o microempreendedor por emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que compra a inscrição e informa o número do CNPJ.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.