Governo tem 2 dias para mudar tudo no Auxílio Brasil setembro

O Governo Federal tem apenas 2 dias para decidir sobre uma importante mudança no Auxílio Brasil setembro. Promessa do ministro da cidadania, a antecipação do calendário para a primeira quinzena do mês ocorreu apenas em agosto, não sendo, até o momento, estendida para os outros ciclos de pagamento deste ano.

Com essa medida parcial, o intervalo de pagamentos entre agosto e setembro soma mais de 40 dias, causando uma turbulência no planejamento familiar dos beneficiários. Para que ocorra em setembro, a antecipação precisa ser anunciada até esta sexta (9), sendo que o calendário regular está marcado para começar no dia 19.

Caso não antecipe e mantenha para o dia 19, o Ministério da Cidadania decepcionará os beneficiários que aguardam essa alteração nas datas do Auxílio Brasil de R$ 600. A ala política do Governo também analisa o cenário pensando nas eleições, dias 2 de outubro, sendo o primeiro turno um desafio atrelado também a popularidade do presidente Jair Bolsonaro junto aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Além da antecipação do calendário do Auxílio Brasil setembro, outra medida aguardada por beneficiários é a liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, anunciado em março, que até agora não teve a regulamentação final publicada. Segundo o ministro da cidadania, Ronaldo Bento Vieira, a previsão é de liberação nos primeiros dias de setembro, algo que não ocorreu até essa quarta, 7, feriado de independência.

Calendário Auxílio Brasil setembro

O calendário atual do Auxílio Brasil em setembro segue as datas divulgadas no início do ano. Nenhuma antecipação foi confirmada e publicada no Diário Oficial da União. Caso isso não se concretize até essa sexta, 9, a tendência é de permanência.

Calendário atual:

  • Final do NIS 1 – 19 de setembro;
  • Final do NIS 2 – 20 de setembro;
  • Final do NIS 3 – 21 de setembro;
  • Final do NIS 4 – 22 de setembro;
  • Final do NIS 5 – 23 de setembro;
  • Final do NIS 6 – 26 de setembro;
  • Final do NIS 7 – 27 de setembro;
  • Final do NIS 8 – 28 de setembro;
  • Final do NIS 9 – 29 de setembro;
  • Final do NIS 0 – 30 de setembro.

Liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Além da antecipação do calendário de setembro, outro tema que vem tirando o sono dos beneficiários do Auxílio Brasil é a data de liberação do empréstimo consignado. Lançado em março, o projeto, que começou como uma Medida Provisória, já tramitou por todas as etapas do legislativo, foi sancionado e regulamentado pelo presidente e ainda não começou.

Segundo o Ministério da Cidadania, ainda faltam regulamentações específicas para complementar a regulamentação geral de Bolsonaro. Em entrevistas, Ronaldo Bento afirmou que a previsão é de publicação destes textos no início de setembro. No Diário Oficial desta terça (6), nenhuma publicação relacionada ao consignado foi feito.

Nesta semana, nenhuma mudança aconteceu com relação ao consignado, sendo que no mês de setembro a única publicação oficial sobre o tema foi um contrato entre Caixa e Ministério da Cidadania, divulgado na última sexta (2) no Diário Oficial.

Entre os bancos que pretendem operar, a Caixa é a principal interessada, preparando a liberação do empréstimo Auxílio Brasil no Caixa Tem, aplicativo específico para o pagamento de benefícios sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.