AUXÍLIO BRASIL: Governo deixa beneficiários desolados no 7 de setembro

Com a expectativa da antecipação do calendário do Auxílio Brasil setembro e liberação do empréstimo consignado, o Governo Federal, através das atribuições do Ministério da Cidadania, frustrou os beneficiários e não publicou as medidas nesta terça (6). Um anúncio na véspera da comemoração do bicentenário da independência era esperado.

Sendo o patriotismo uma das principais bandeiras do Governo, beneficiários nutriam esperança de que o calendário poderia ser antecipado ou o empréstimo consignado do Auxílio Brasil liberado, fazendo com que isso fizesse parte das falas do presidente durante o 7 de setembro.

Diante disso, é provável que qualquer mudança no Auxílio Brasil só seja divulgada pela pasta na quinta (8) ou na sexta (9), sendo essa semana o prazo considerado como limite para a antecipação do calendário, principalmente por conta da intenção do Governo em começar na primeira quinzena de cada mês.

Auxílio Brasil no 7 de setembro

Durante as falas do dia da pátria, Bolsonaro deve concentrar parte do tempo em destacar as medidas do Governo Federal que tenham impacto nos mais pobres. A manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 em 2023 é uma das promessas de campanha.

Não é descartado que o presidente revele algo novo sobre a antecipação do calendário e a liberação do empréstimo consignado, mesmo que ainda não conste no Diário Oficial da União. No entanto, como padrão, o Ministério da Cidadania evita confirmar medidas que ainda não estejam publicadas.

Calendário do Auxílio Brasil setembro será antecipado?

Segundo o ministro da cidadania, Ronaldo Bento Vieira, a intenção é por antecipar todos os calendários de 2022 para a primeira quinzena. Em agosto, antes da antecipação pontual do mês, existia a expectativa de que todas as datas seriam antecipadas de uma só vez.

Por decisão do Ministério da Cidadania, apenas o calendário de agosto foi antecipado e os outros 4 ciclos de pagamentos mensais seguiram inalterados. Segundo a pasta, cada mês seria analisado individualmente. Contando que o calendário de agosto começou no dia 09/08 e que o de setembro, caso não seja antecipado, começa apenas em 19/09, o intervalo de dias para as famílias do NIS 1 vai somar 41 dias.

Segundo fontes ligadas a pasta da cidadania, o prazo para essa decisão é a sexta (9), considerado o último dia para que o Governo bata o martelo e tome essa decisão, principalmente por ser o último ciclo de pagamentos antes das eleições.

Calendário atual:

  • Final do NIS 1 – 19 de setembro;
  • Final do NIS 2 – 20 de setembro;
  • Final do NIS 3 – 21 de setembro;
  • Final do NIS 4 – 22 de setembro;
  • Final do NIS 5 – 23 de setembro;
  • Final do NIS 6 – 26 de setembro;
  • Final do NIS 7 – 27 de setembro;
  • Final do NIS 8 – 28 de setembro;
  • Final do NIS 9 – 29 de setembro;
  • Final do NIS 0 – 30 de setembro.

Liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Além da antecipação do calendário de setembro, outro tema que vem tirando o sono dos beneficiários do Auxílio Brasil é a data de liberação do empréstimo consignado. Lançado em março, o projeto, que começou como uma Medida Provisória, já tramitou por todas as etapas do legislativo, foi sancionado e regulamentado pelo presidente e ainda não começou.

Segundo o Ministério da Cidadania, ainda faltam regulamentações específicas para complementar a regulamentação geral de Bolsonaro. Em entrevistas, Ronaldo Bento afirmou que a previsão é de publicação destes textos no início de setembro. No Diário Oficial desta terça (6), nenhuma publicação relacionada ao consignado foi feito.

Nesta semana, nenhuma mudança aconteceu com relação ao consignado, sendo que no mês de setembro a única publicação oficial sobre o tema foi um contrato entre Caixa e Ministério da Cidadania, divulgado na última sexta (2) no Diário Oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.