Novo grupo recebe R$ 1.412 no Caixa Tem ainda nesta quinta-feira (9)

Veja se você é a bola da vez para receber o montante equivalente a um salário mínimo

Um novo pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) vem sendo liberado para saque. O recurso, gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é destinado às famílias em situação de vulnerabilidade que atendem os requisitos do programa: ter 65 anos ou mais ou possuir algum tipo de deficiência. Cabe destacar que a quantia mensal concedida é de um salário mínimo, atualmente em R$ 1.412.

O BPC, que teve seu cronograma revelado logo no começo deste ano, se baseia no Número do Benefício (NB) para efetuar os repasses, formado por 10 dígitos e gerado automaticamente pelo INSS. Resumidamente, ele funciona como uma forma de identificação do beneficiário.

Para saber qual a data do depósito, o cidadão deve observar o penúltimo algarismo. Para facilitar o entendimento, vejo um exemplo: 123.456.789-0. Ou seja, o NB leva em conta o número antes do dígito, neste caso, o número 9. Dito isso, nas próximas linhas, você confere os demais detalhes sobre o BPC.

Quem vai receber o BPC em 2024?

Como mencionado há pouco, o BPC é designado a cidadãos idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência de qualquer idade. No caso dos mais velhos, recebem aqueles que não possuem acesso à Previdência Social e pessoas com deficiência sem renda fixa e que não estão inseridas no mercado de trabalho. No que diz respeito à renda familiar, em ambos os casos, ela deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. Logo, a norma implica:

  • 1. Idosos: precisam ter 65 anos ou mais, não receber nenhum tipo de benefício previdenciário e ter a renda mensal familiar inferior a 1/4 do salário mínimo;
  • 2. Pessoas com deficiência: é necessário comprovar que a renda da família é inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa e que o segurado não recebe nenhum outro benefício vinculado ao INSS. Além disso, é preciso comprovar a deficiência e o nível de incapacidade por meio de perícia médica da autarquia previdenciária.

Cabe frisar que, para ambos os casos, o beneficiário e os integrantes da família devem estar devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com as informações atualizadas. Do contrário, o BPC não será liberado para o cidadão.

Cronograma de repassas do BPC

Vale ressaltar que o calendário do BPC é divido em 10 grupos distintos e segue como ordem de pagamento o penúltimo dígito do NB. Dessa forma, recebem nesta quinta-feira (9), todos os segurados. Confira todas as datas:

  • Beneficiários com o penúltimo dígito do NB 1: depósito no dia 24 de abril (pago);
  • Beneficiários com o penúltimo dígito do NB 2: depósito no dia 25 de abril (pago);
  • Beneficiários com o penúltimo dígito do NB 3: depósito no dia 26 de abril (pago);
  • Beneficiários com o penúltimo dígito do NB 4: depósito no dia 29 de abril (pago);
  • Beneficiários com o penúltimo dígito do NB 5: depósito no dia 30 de abril (pago);
  • Beneficiários com o penúltimo dígito do NB 6: depósito no dia 2 de maio (pago);
  • Beneficiários com o penúltimo dígito do NB 7: depósito no dia 3 de maio (pago);
  • Beneficiários com o penúltimo dígito do NB 8: depósito no dia 6 de maio (pago);
  • Beneficiários com o penúltimo dígito do NB 9: depósito no dia 7 de maio (pago);
  • Beneficiários com o penúltimo dígito do NB 0: depósito no dia 8 de maio (pago).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.