Nova Carteira do Idoso libera R$ 2.824 em benefícios HOJE (20)

A Carteira do Idoso é um documento essencial para cidadãos brasileiros acima de 60 anos com renda inferior a dois salários mínimos. A obtenção da carteira é destinada a indivíduos que atendam a requisitos específicos de idade e renda. É obrigatório ter mais de 60 anos e receber até dois salários mínimos mensais. O processo de solicitação é simplificado e totalmente gratuito, visando facilitar o acesso a diversos direitos e benefícios.

Se pode solicitar a Carteira do Idoso sem sair de casa, acessando o portal do governo. Após se registrar ou entrar com sua conta Gov.br, siga os passos indicados para completar sua solicitação. O portal é seguro e o processo pode ser concluído em poucos minutos.

Principais benefícios ao obter a Carteira do Idoso:

  • Descontos em transportes: redução de custos ou gratuidade em passagens de ônibus e trens entre estados.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): auxílio financeiro para idosos e pessoas com deficiência.
  • Prioridade no atendimento de saúde: acessos prioritários em hospitais e clínicas, garantindo um tratamento adequado e mais rápido.

Utilização em viagens e serviços

Além dos benefícios em serviços básicos e assistenciais, a Carteira do Idoso oferece vantagens em viagens. Apresentar a carteira ao comprar passagens garante descontos significativos ou mesmo gratuidade, dependendo da disponibilidade. É crucial reservar com antecedência, dada a limitação de assentos disponíveis para estas condições especiais. O uso da Carteira do Idoso se estende para além de benefícios financeiros. Ela representa um respeito e valorização do Estado para com a terceira idade.

Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único e posteriormente poder emitir a carteira. O prazo entre o cadastro no Cadastro Único e a emissão da carteira poderá ser de até 45 dias. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.