Governo pode facilitar a emissão de novas CNH gratuitas

CNH pode ser conseguida de forma rápida e prática, com curso especializado em determinado estado brasileiro; veja como participar.

Recentemente, um governo estadual está tentando reverter a escassez de motoristas qualificados, especialmente nas categorias D e E, que englobam caminhões e ônibus, respectivamente. Para enfrentar esse desafio, o governo está prestes a lançar um programa inovador chamado “CNH Social Emprego na Pista”, que visa facilitar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita.

Com base em dados do Sest Senat, que indicam que mais de 12 mil vagas estão em aberto para motoristas profissionais em Santa Catarina, o governo decidiu agir para atender essa demanda crítica no mercado de trabalho. O programa “CNH Social Emprego na Pista” é resultado de uma parceria entre o governo estadual e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Segundo o governo catarinense, a ideia é tornar o processo de obtenção da CNH mais acessível a um número maior de pessoas, especialmente aquelas que desejam ingressar na carreira de motorista de caminhões e ônibus. Ainda há outro ponto interessante para tais condutores: a demanda por serviço.

Devido à procura, muitos condutores podem sair com ofertas de trabalho engatilhadas ao final do curso. A região é especialmente atrativa por fazer fronteira com outros países da América do Sul, como Argentina e Paraguai. Dessa forma, além de fornecer a documentação de graça, o governo ainda coloca cidadãos na linha de frente à empregabilidade.

CNH Social já está em vigor?

A “CNH Social Emprego na Pista” deverá ser lançada até o final de novembro. O programa ainda passa por ajustes finais, o que pode levar à mudança de alguns pontos até o lançamento, por exemplo. Até o momento, médicos, psicólogos e Centros de Formação de Condutores (CFCs) estão sendo consultados para parceiras no curso.

É válido ressaltar que a média para a obtenção da CNH em solo brasileiro pode ultrapassar R$ 3 mil, desde a realização de exames médicos até as aulas práticas. O programa, portanto, é uma alternativa viável!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.