Bolsa Família de Maio tem alerta para NIS Final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0

Recado importantíssimo para estes beneficiários do programa; confira

Visando ajudar as famílias que estão sofrendo com as chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul (RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emitiu um aviso em relação ao Bolsa Família para os beneficiários dos municípios que decretaram estado de calamidade pública.

O repasse do Bolsa Família de maio, independentemente do Número de Identificação Social (NIS) do segurado, será feito antecipadamente, assim como o Auxílio Gás, que também será pago neste mês de maio para os afetados pelas tempestades no Estado — lembrando que este último benefício é pago a cada dois meses e estava previsto para ser feito apenas em junho.

Bolsa Família: antecipação do recurso é confirmada

O adiantamento dos valores concedidos pelo programa de transferência de renda faz parte de um pacote de medidas tomadas pelo Governo Federal para que os beneficiários do RS possam se reerguer neste momento crítico. Dessa forma, o pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás será feito no dia 17 de maio, ou seja, na sexta-feira desta semana. Os valores estarão disponíveis na conta do Caixa Tem de cada segurado.

Vale ressaltar que essa antecipação e pagamento do Auxílio Gás em maio é válido apenas para o Estado do Rio Grande do Sul. As demais Unidades da Federação receberão o Bolsa Família de acordo com o cronograma divulgado para o mês e não receberão o Auxílio Gás, lembrando que ele é pago a cada dois meses e seu último pagamento foi feito em abril.

Calendário para os outros Estados

  • Beneficiários com NIS terminado em 1: pagamento no dia 17 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 2: pagamento no dia 20 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 3: pagamento no dia 21 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 4: pagamento no dia 22 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 5: pagamento no dia 23 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 6: pagamento no dia 24 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 7: pagamento no dia 27 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 8: pagamento no dia 28 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 9: pagamento no dia 29 de maio;
  • Beneficiários com NIS terminado em 0: pagamento no dia 31 de maio.

Quem pode receber o Bolsa Família?

Para ter acesso aos recursos do programa assistencial, as famílias precisam seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável pelo Bolsa Família. As principais normas a serem atendidas são:

  • 1. Ter renda mensal familiar igual ou menor a R$ 218 por pessoa;
  • 2. Estar com todos os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Cabe destacar que a não atualização cadastral pode acarretar em uma série de problemas para o titular e seus dependentes, como a suspensão do Bolsa Família. Portanto, sempre que for necessário, dirija-se até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para deixar tudo em ordem e garantir a continuidade dos repasses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.