Alerta! Estes Carregadores Podem ser Muito Perigosos; saiba identificar

Uso de carregadores paralelos pode danificar seu aparelho; veja como identificá-los e fugir da pirataria.

Possivelmente, se você perdeu o carregador original do seu celular, talvez tenha optado pela compra de algum carregador paralelo. No entanto, apesar de parecer inofensivo, carregadores piratas, ou seja, aqueles que não foram submetidos a testes de segurança por agências reguladoras ou certificadoras de qualidade podem representar riscos para você e seus aparelhos.

No caso do Brasil, os carregadores originais são identificados pelo INMETRO, responsável pela certificação de diversos produtos, enquanto a ANATEL desempenha um papel fundamental na regulamentação das telecomunicações. Por isso, é necessário estar atento a quando um carregador é pirata ou não. Veja como identificá-los:

  1. Certificações e Selos Oficiais: A primeira dica é sempre buscar carregadores com certificações oficiais. Isso garante que o produto passou por testes rigorosos de qualidade e segurança. No Brasil, o selo da ANATEL é uma ótima garantia de que o carregador é original;
  2. Marca (Logo) no Aparelho e Embalagem: Se você suspeitar que está comprando um carregador “original,” verifique a qualidade da marca impressa no aparelho e na embalagem. Carregadores piratas geralmente falham em replicar com precisão os logos e detalhes de produtos genuínos;
  3. Preço Muito Abaixo do Mercado: Embora seja tentador encontrar um carregador por um preço muito baixo, lembre-se de que produtos piratas costumam ser excessivamente baratos. A construção de baixa qualidade pode não apenas danificar seus dispositivos, mas também representar riscos de incêndio em sua casa.

Evite carregadores de ambulantes

Observar o local onde o carregador está sendo comprado também pode ser um fator crucial, visto que carregadores paralelos geralmente são comercializados em lojas piratas ou por ambulantes. Evite comprar tais equipamentos.

Mesmo que o carregador original seja um pouco mais caro, ele apresenta as normas técnicas que podem evitar prejuízos à saúde humana e até prolongar a vida útil de sua bateria. Nesses casos, os carregadores são vendidos diretamente na loja especializada do seu dispositivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.