Estes são os Principais Motivos pelos quais um Cheque é Devolvido

Entender essas razões é fundamental para evitar inconvenientes e manter um registro financeiro sólido. Veja como os cheques devolvidos são solucionados.

Apesar de não ser tão usado ultimamente, o uso de cheques como forma de pagamento ainda é uma opção em muitas transações financeiras. No entanto, em alguns casos, o cheque pode ser devolvido. Por isso, é importante estar ciente dos motivos pelos quais um cheque pode ser devolvido. Entender essas razões é fundamental para evitar inconvenientes e manter um registro financeiro sólido.

De acordo com um relatório da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais de 18,6 milhões de cheques foram devolvidos até 2021, o que representou 8,5% no total de cheques emitidos. De acordo com a Serasa, os principais motivos para a devolução são:

Cheque sem fundo

Conhecido como cheque sem provisão de fundos, esses ocorre quando o tomador não consegue sacar as provisões colocadas no documento. Em alguns casos, é passível até de crime, onde a conta corrente é encerrada pela pessoa física ou jurídica antes do saque.

Impedimento ao pagamento

Acontece quando há alguma divergência na assinatura ou na identificação do contrato com a instituição bancária. Pode acontecer também quando o cheque é suspenso, furtado ou até mesmo extraviado.

Cheque com irregularidade

Nesse caso, o cheque é fraudado, emitido sem prévio controle ou responsabilidade do participante. É chamado de cheque universal ou o famoso com adulteração “na praça”.

Apresentação indevida

A apresentação indevida é referente aos problemas relacionados ao momento da compensação. Alguns motivos como registro inconsistente, assinatura digital inválida ou até mesmo imagem fora do padrão podem ocorrer nesse caso.

O que fazer com um cheque devolvido?

Em casos onde o cheque emitido é devolvido, o ideal é recorrer ao banco a microfilmagem e descobrir seu histórico de movimentação. O responsável deve ir até o lugar para resgatá-lo e, então, pagar o valor em dinheiro para o portador retomar a folha.

Em seguida, basta apresentar uma declaração de quitação do cheque devolvido junto ao banco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.