Quem recebe BPC pode receber Bolsa Família em 2023 e 2024?

Uma excelente notícia foi confirmada pelo presidente Lula (PT) para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em 2023 e 2024. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), quem recebe o Bolsa Família pode ser inscrito no BPC. A seguir, contamos todos os detalhes desta novidade. 

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é o direito garantido aos cidadãos que não contribuíram com o INSS, mas que possuem direito a receber um determinado valor. É disponibilizado para idosos de 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade com impedimentos de trabalhar. Um salário mínimo mensal é garantido aos beneficiários.

De acordo com o presidente Lula (PT), esses indivíduos que recebem o BPC também podem fazer parte do quadro de pagamentos do auxílio. Para participar, é bem simples, os beneficiários do BPC precisam apenas estar dentro do limite de renda permitido. No novo Bolsa Família, o limite de renda per capita mensal familiar é de R$ 218, caso estejam dentro desse valor, eles podem receber.

Calendário do Bolsa Família em setembro 

Abaixo, detalhamos o calendário completo do Bolsa Família em setembro: 

  • Final do NIS 1 – 18 (liberado dia 16/09);
  • Final do NIS 2 – 19;
  • Final do NIS 3 – 20;
  • Final do NIS 4 – 21;
  • Final do NIS 5 – 22;
  • Final do NIS 6 – 25 (liberado dia 23/09);
  • Final do NIS 7 – 26;
  • Final do NIS 8 – 27;
  • Final do NIS 9 – 28;
  • Final do NIS 0 – 29.

As parcelas podem ser movimentadas através do Caixa Tem, que está disponível para celulares com Android ou iOS. Além disso, os movimentos dos valores podem ser realizados pelo antigo cartão do Auxílio Brasil.

Inscrição do Bolsa Família em 2023

Primeiramente, é de extrema necessidade ressaltar quais os requisitos de participação do Bolsa Família. Para ter direito ao programa, os beneficiários devem apresentar renda per capita mensal familiar de até R$ 218. Quem passar deste limite ainda pode receber as parcelas do benefício, desde que não supere o valor de meio salário mínimo.

A partir do pré-cadastro, os beneficiários do Bolsa Família conseguem acessar seus dados, o que pode agilizar a inscrição no programa. De acordo com o CadÚnico, o cidadão possui até 120 dias para comparecer a um posto de atendimento, apresentando os seus documentos obrigatórios de identificação e de outros membros da família.

Após este processo, o cadastro é finalizado e o beneficiário entra na lista de espera, caso apresente os requisitos de participação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.