Não consigo CONSULTAR o Bolsa Família pelo Caixa Tem, e agora?

A Caixa Econômica Federal (CEF) começou a realizar o depósito do Bolsa Família. Os valores são depositados na conta digital do Caixa Tem. Pelo aplicativo, os segurados podem conferir o valor a ser recebido, possíveis descontos e a data de saque. Entretanto, vale informar que o app não é a única forma de consultar o seu repasse.

Os segurados também podem verificar as informações do benefício pelo aplicativo do Bolsa Família. Com o app, o segurado pode conferir o valor do repasse, a data de pagamento, possíveis descontos e bloqueios. Além disso, o aplicativo costuma notificar o segurado quanto a qualquer novidade do benefício. Para ter acesso, basta baixar o aplicativo e fazer login com o CPF e senha.

Além disso, o segurado também pode consultar o repasse pelo aplicativo ou site do Cadastro Único (CadÚnico). Outros sites que também liberam as informações do repasse são: o site do Bolsa Família e o Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal. Em todos os casos, o segurado precisa fazer login com o seu CPF e senha cadastrados.

Outra forma de consultar o seu Bolsa Família é pelo telefone. O segurado pode fazer uma ligação para a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), ligando para o número 121. Além disso, o segurado pode ligar para a Central de Atendimento pelo número 111 ou para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 02 07.

Como o Bolsa Família funciona?

O Programa de Transferência de Renda é destinado para as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica cadastradas no Cadastro Único. Para receber o benefício, o segurado precisa ter uma renda per capita de R$ 218 por mês e manter os seus dados atualizados junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Além disso, os segurados que recebem o Bolsa Família precisam ficar atentos ao cumprimento das regras condicionais do benefício. Essas regras já faziam parte do programa original, mas deixaram de ser cobradas durante o Auxílio Brasil. Com o retorno do Bolsa Família, as exigências também retornam, podendo causar o bloqueio do repasse.

No caso de descumprimento das regras condicionais, a família pode ter o pagamento do Bolsa Família bloqueado por até dois meses, sem direito às parcelas retroativas. O desbloqueio deve ocorrer de forma automática, quando o segurado voltar a cumprir com os critérios. Caso o segurado continue descumprindo as regras, mesmo após o bloqueio, o Bolsa Família desse segurado pode ser cancelado. Sendo assim, confira quais são as regras condicionais do Bolsa Família a seguir:

  • O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
  • O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
  • Acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até seis anos;
  • O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
  • Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.

Calendário completo do Bolsa Família

A Caixa Econômica vem realizando o repasse do Bolsa Família desde a última sexta-feira (18), seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Nesta quinta-feira (24), devem receber os segurados com o NIS de final 5. Sendo assim, confira o calendário completo a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de agosto;
  • NIS de final 2: dia 21 de agosto (Antecipado para o sábado, 19);
  • NIS de final 3: dia 22 de agosto;
  • NIS de final 4: dia 23 de agosto;
  • NIS de final 5: dia 24 de agosto;
  • NIS de final 6: dia 25 de agosto;
  • NIS de final 7: dia 28 de agosto (Antecipado para o sábado, 26);
  • NIS de final 8: dia 29 de agosto;
  • NIS de final 9: dia 30 de agosto;
  • NIS de final 0: dia 21 de agosto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.