Caixa Tem apresenta erro e dados do Bolsa Família JULHO não estão disponíveis

A Caixa Econômica Federal (CEF) começa nesta terça-feira (18) o repasse do programa Bolsa Família e o abono salarial para os funcionários de empresas privadas (PIS). Ambos os benefícios deveriam ser depositados na conta digital do Caixa Tem, entretanto, o aplicativo vem apresentando inconsistências desde segunda-feira (17), impedindo que os segurados confiram o repasse.

Segundo os segurados, o aplicativo não tem permitido o acesso. Uma das mensagens enviadas diz: “Dados não disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde”. Entretanto, em casos mais graves, o segurado é indicado a comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, para realizar a atualização dos dados mediante a apresentação de documentos.

A situação tem dificultado o acesso aos benefícios sociais. Nesta terça-feira, os trabalhadores de empresas privadas nascidos em novembro e dezembro poderiam ter acesso ao repasse pelo aplicativo. Além disso, os beneficiários do Bolsa Família com o Número de Identificação Social (NIS) de final 1 já poderiam realizar a movimentação do pagamento.

Vale informar que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) ainda permitiu que a Caixa Econômica realizasse o pagamento antecipado para mais de 120 mil famílias do estado de Alagoas que moram em um dos 32 municípios afetados pelas fortes chuvas das últimas semanas.

A quantidade de repasse no mesmo dia pode ter gerado uma sobrecarga do aplicativo, que não permitiu que os segurados acessassem os valores repassados hoje. Mas vale informar que os beneficiários do Bolsa Família podem acessar o repasse pelo Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal, enquanto os brasileiros que desejam acessar o PIS podem conferir pelo aplicativo do Meu INSS.

Como realizar a consulta pelo Portal Cidadão

Sem a opção do Caixa Tem, os brasileiros que precisam consultar o seu Bolsa Família podem fazer isso através do Portal Cidadão. Pelo site, o segurado pode conferir o valor que tem para receber, a data do pagamento e diversas outras informações. Para realizar o acesso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Acessar o Portal da Cidadão da Caixa;
  • Passo 2: Fazer login com CPF e senha;
  • Passo 3: Clique na opção do programa que deseja consultar.

Vale informar que o Portal Cidadão ainda permite que os brasileiros acessem outras informações disponíveis para segurados do Cadastro Único além do Bolsa Família. Sendo assim, confira uma lista dos benefícios que podem ser acessados pelo Portal Cidadão.

  • Auxílio Gás: o Portal Cidadão também informa se existem parcelas do Vale Gás nacional a receber conforme o NIS do beneficiário;
  • INSS: segurados do INSS também podem verificar o pagamento de aposentadorias e benefícios vinculados ao CPF;
  • Consulta ao NIS: clicando em MEU NIS, o cidadão pode verificar o número de inscrição social utilizado no pagamento do FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e aposentadoria;
  • Outros programas: o portal ainda reúne informações sobre programas de transferência de renda regionais, no âmbito de estados, municípios e do Distrito Federal.

Como consultar o PIS pelo Meu INSS

Os brasileiros que desejam consultar o PIS, mas não estão conseguindo acessar o Caixa Tem, podem conferir os valores a partir do portal do Meu INSS. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: acesse o portal Meu INSS;
  • Passo 2: clique em “Entrar com gov.br”;
  • Passo 3: digite o seu CPF e clique em “Continuar” (ou faça o seu cadastro);
  • Passo 4: insira sua senha;
  • Passo 5: no primeiro acesso, você deve confirmar algumas informações pessoais para garantir a sua identidade;
  • Passo 6: na página inicial, clique em “Meu cadastro”, no canto superior esquerdo, e você verá seus dados, como nome, CPF e o NIT/PIS;
  • Passo 7: acesse o site ou aplicativo do FGTS;
  • Passo 8: para saber o saldo, clique em “Benefícios”, sinalizado na parte inferior com um cifrão, e depois em “Abono Salarial”.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.