“Bolo de terra”: como funcionam os modelos que fazem sucesso na internet?

É possível que, ao abrir as redes sociais, você tenha se deparado com vídeos um tanto inusitados de uma jovem fazendo bolos de terra. Com a aparência de bolos confeitados tradicionais, os bolos de terra viralizaram na internet, tornando- se uma brincadeira entre a criadora e seus seguidores.

A jovem baiana de 18 anos Aingles Gabrielle se viu com um grande alcance nas redes sociais após começar a publicar vídeos fazendo “bolos de terra” na internet. Embora esteja presente no TikTok, principal plataforma onde publica seus vídeos, desde 2019, os vídeos do tipo começaram a ser publicados em 2021, recebendo destaque já em 2022, acumulando mais de 6,8 milhões de seguidores na rede.

A história dos bolos de sucesso na internet

Em seu terceiro ano produzindo esse tipo de vídeo, Aingles conta que começou a produzir o estilo inédito de conteúdo ao buscar formas de comemorar o aniversário de uma seguidora. “Pensei: ‘Quero fazer um bolo para ela, mas se eu fizer um de verdade, não vou conseguir entregar a ela’. Tive a ideia, então, de fazer um bolo de terra, gravar e postar o vídeo. Fiz na brincadeira um bolo de terra bem simplezinho, filmei, mandei para ela e foi uma alegria”, conta a jovem.

Após divulgar o primeiro vídeo, a recepção dos seguidores foi calorosa, com pedidos de mais bolos, o que foi sendo atendido pela influenciadora. Atualmente, a jovem de Olindina, cidade da Bahia, conta com 7,5 milhões de seguidores, somando seus perfis, com mais de 89 milhões de curtidas somente no TikTok e comemora uma grande conquista, a construção da própria cada graças aos ganhos na internet, através da monetização dos vídeos e de contratos com marcas. 

@aingles._

O @will bank Me convidou para fazer esse bolo maravilhoso em comemoração ao mês do seu aniversário! Eu ameiiii 😍💛💛💛 #fyp #aynglesteamo #willbank

♬ som original – Aingles Gabriele💖

O perfil conta com vídeos de publicidade para grandes marcas do país, com bolos que remetem ao cartão amarelo do Will Bank, ao clube de clientes do Burger King ou à uma chave da construtora Tenda, se apresentando como forma inusitada de promoção dessas marcas e serviços.

Os bolos de terra da internet

No início, os bolos eram feitos de areia molhada e barro, com utensílios improvisados auxiliando a dar a forma dos bolos e realizar a decoração dos bolos, que são confeitados como os tradicionais. Com o tempo, a jovem passou a aprimorar o modo de realizá-los, obtendo resultados cada vez mais parecidos com bolos de verdade comuns em aniversários e outras comemorações.

A fórmula principal ainda é a areia e água. Quando deseja dar a aparência de um bolo recheado, a jovem busca uma areia de cor diferente. A massa é colocada em potes ou formas, dando o o formato dos bolos, que podem ter um ou mais andares. Ainda com a terra, a jovem realiza coberturas, misturando, por exemplo, o material com cola, corantes, tinta ou outro material que dê o aspecto e cor desejados.

Para decorar, podem ser utilizados ornamentos de papel ou, em vídeos mais elaborados, seu marido é convidado para realizar desenhos, como de personagens da Disney. “Normalmente é ele quem desenha, e eu faço o bolo. Ele me ajuda muito. Todos os bolos têm um dedo dele”, conta Aingles sobre o auxílio de seu companheiro ao executar os vídeos. 

Todos os vídeos contam com uma série de comentários. “Não é possível que esse bolo não seja real”, comentou um seguidor, enquanto outros deixam pedidos de bolos de diversos temas, como time de futebol Flamengo, a personagem Moranguinho, no formato de coração ou até mesmo com o nome dos próprios seguidores, o que é atendido pela influenciadora, que sempre apresenta ideias mais inovadoras de bolos feitos com diferentes técnicas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.