AUXÍLIO BRASIL: Quinta começa decepcionando sobre calendário e empréstimo

Novamente os beneficiários do Auxílio Brasil começaram o dia com frustração por conta da falta de atualizações de dois pontos relacionados a mudanças no benefício. O primeiro, mais urgente, da antecipação do calendário de setembro, após agosto ser antecipado, além do empréstimo consignado, lançado em março e até agora sem a finalização das regulamentações. Nenhuma dessas medidas sofreu alteração no Diário Oficial da União.

O Ministério da Cidadania tem até essa sexta, 9, para bater o martelo sobre a antecipação do calendário de setembro. Caso não antecipe, o intervalo entre o pagamento de agosto e setembro pode somar 41 dias para alguns beneficiários.

Sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o impasse com os bancos seguem preocupando o setor técnico do Ministério da Cidadania. A alta carga de juros praticada nos pré-cadastros assustou.

Mudanças ainda podem acontecer nesta quinta (8). Durante a manhã, o Ministério da Cidadania realiza reuniões internas para buscar definições após a celebração do 7 de setembro. Um edição extraordinária do Diário Oficial da União pode sair ainda hoje com possíveis mudanças.

Calendário Auxílio Brasil setembro

O calendário atual do Auxílio Brasil em setembro segue as datas divulgadas no início do ano. Nenhuma antecipação foi confirmada e publicada no Diário Oficial da União. Caso isso não se concretize até essa sexta, 9, a tendência é de permanência.

Calendário atual:

  • Final do NIS 1 – 19 de setembro;
  • Final do NIS 2 – 20 de setembro;
  • Final do NIS 3 – 21 de setembro;
  • Final do NIS 4 – 22 de setembro;
  • Final do NIS 5 – 23 de setembro;
  • Final do NIS 6 – 26 de setembro;
  • Final do NIS 7 – 27 de setembro;
  • Final do NIS 8 – 28 de setembro;
  • Final do NIS 9 – 29 de setembro;
  • Final do NIS 0 – 30 de setembro.

Liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Além da antecipação do calendário de setembro, outro tema que vem tirando o sono dos beneficiários do Auxílio Brasil é a data de liberação do empréstimo consignado. Lançado em março, o projeto, que começou como uma Medida Provisória, já tramitou por todas as etapas do legislativo, foi sancionado e regulamentado pelo presidente e ainda não começou.

Segundo o Ministério da Cidadania, ainda faltam regulamentações específicas para complementar a regulamentação geral de Bolsonaro. Em entrevistas, Ronaldo Bento afirmou que a previsão é de publicação destes textos no início de setembro. No Diário Oficial desta terça (6), nenhuma publicação relacionada ao consignado foi feito.

Nesta semana, nenhuma mudança aconteceu com relação ao consignado, sendo que no mês de setembro a única publicação oficial sobre o tema foi um contrato entre Caixa e Ministério da Cidadania, divulgado na última sexta (2) no Diário Oficial.

Entre os bancos que pretendem operar, a Caixa é a principal interessada, preparando a liberação do empréstimo Auxílio Brasil no Caixa Tem, aplicativo específico para o pagamento de benefícios sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.