EUA aberto: Como emitir o comprovante (passaporte da vacina) pelo Conecte SUS

Aqueles que tiverem totalmente imunizados por meio das doses da vacina contra a Covid-19, terão acesso liberado a viagens internacionais para os Estados Unidos mediante a comprovação. No Brasil, é possível emitir o certificado pelo Conecte SUS.

O atual sistema dos Estados Unidos restringe passageiros vindos do Brasil. A nova medida começará a valer a partir de novembro para adultos estrangeiros.

O anúncio foi feito pelo governo do presidente Joe Biden, na última segunda-feira, 20, e se aplica para todos os países.

Além disso, também substitui também restrições de outras lugares que impõe quarentenas de forma obrigatória.

Quais vacinas serão aprovadas nos EUA?

Para ter a entrada obrigatória nos EUA, é preciso que o estrangeiro esteja totalmente vacinado, ou seja, que tenha tomado todas as doses necessárias.

São considerados parte deste grupo, pessoas que receberam as aplicações dos imunizantes aprovados para uso emergencial no país e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como:

  • Pfizer;
  • Moderna;
  • Janssen (dose única);
  • Astrazeneca.

Vale destacar que não existe nenhum menção do Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) em relação a Coronav, mesmo que esteja entre as aprovadas pela OMS.

conecte sus vacina eua

Como baixar o comprovante pelo Conecte SUS?

O passaporte da vacina é disponibilizado de forma gratuita e online para brasileiros, pelo aplicativo ou site do Conecte SUS.

Por meio do documento, é possível comprovar a imunização com as duas doses da vacina ou dose única, como o caso da Janssen. Pode ser baixado em PDF e tem a duração de 12 meses.

  • No site ou no aplicativo, clique na aba “vacinas”;
  • Depois, no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses);
  • Em seguida, em “Passaporte da vacina”.

Aplicativo Conecte SUS

O aplicativo é disponibilizado para sistema Android ou iOS. A plataforma permite que o cidadão tenha acesso a data das aplicações, lote vacinal, validade e local de aplicação.

Para baixar, é preciso criar uma conta por meio do Cadastro Acesso Gov.br, que pode ser realizada com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou e-mail.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.