Avião militar pega fogo durante voo e cai com 15 pessoas a bordo

Na manhã desta terça-feira (12), um avião militar russo caiu no leste do país, deixando várias vítimas. De acordo com a imprensa estatal russa, não houve sobreviventes. A aeronave, um Ilyushin Il-76, caiu logo após a decolagem, em um trajeto entre a capital russa e a cidade de Ivanovo. 

Segundo o Ministério da Defesa russo, um dos motores do avião pegou fogo. No entanto, uma investigação foi aberta pelo Exército para apurar as causas exatas do acidente.

O incidente ocorreu no mesmo dia em que o Ministério da Defesa relatou dezenas de ataques à Rússia por drones ucranianos. Moradores da região capturaram vídeos do avião em chamas, sobrevoando a região em baixa altitude.

A aeronave

O Il-76 é um quadrimotor que opera desde a década de 1970, inicialmente na Força Aérea Soviética e posteriormente nas Forças Armadas russas. Este não é o primeiro acidente com uma aeronave militar russa este ano. Em janeiro, outro avião militar caiu em Belgorod, cidade russa localizada na fronteira com a Ucrânia. A aeronave transportava 74 pessoas, incluindo 65 prisioneiros ucranianos que seriam repatriados.

À época do incidente, o Ministério da Defesa russo acusou a Ucrânia de ter derrubado o avião, alegando que a Ucrânia nunca confirmou ou negou. Com o acidente de hoje, as Forças Armadas Russas enfrentam mais uma tragédia este ano, elevando o questionamento sobre a segurança de suas operações aéreas. As investigações prosseguem para determinar a causa exata deste incidente.

Consequências

Os impactos destes acidentes aéreos nas Forças Armadas Russas ainda são incalculáveis, tanto em termos de perdas humanas quanto em relação à sua imagem perante a comunidade internacional. As investigações desses incidentes seguem em curso e são de extrema importância para identificar as causas e implementar correções que possam prevenir incidentes futuros.

Este recente acidente aéreo acrescenta-se a uma série de preocupações de segurança aérea que a Rússia enfrenta, colocando em xeque a manutenção e operação de suas aeronaves militares. As consequências deste incidente podem se estender para além das fronteiras da Rússia, uma vez que a segurança aérea é uma preocupação global. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.