Lula revela beneficiários do Bolsa Família que recebem antecipado

Saiba o que foi decidido pelo chefe do Executivo brasileiro no que diz respeito à antecipação do benefício

O cronograma de repasses do Bolsa Família para este mês de março terá início a partir do dia 15. Sendo assim, os segurados do programa de transferência de renda receberão o benefício em sua conta do Caixa Tem até o dia 28 do mesmo mês. No entanto, segundo a decisão do governo encabeçado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma parte dos beneficiários pode receber a quantia antes da data prevista.

Vale lembrar que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável por gerenciar o Bolsa Família, tem antecipado o calendário do programa social há alguns meses. Dessa forma, a parte da população em situação de vulnerabilidade social recebe o montante na conta antes da data que havia sido fixada no calendário oficial.

Quem vai ser agraciado pela antecipação do dinheiro?

Outro ponto importante é que o MDS ainda não revelou quem é o grupo da vez, com direito a adiantamento do Bolsa Família em março de 2024. Contudo, ao analisarmos as normas que foram estabelecidas para os outros meses, o pagamento é adiantado em casos de:

  • 1. Decreto de calamidade pública por desastre natural no município;
  • 2. Quem reside na cidade que vive em situação de calamidade vai receber o benefício antecipadamente.

Na antecipação, independente do dígito final do Número de Identificação Social (NIS), o titular recebe o dinheiro no primeiro dia previsto no cronograma de repasses. Ou seja, isso significa que residindo em uma cidade onde houve decreto de calamidade, mesmo que seu NIS termine em 0 o cidadão vai receber no dia 15 de março, primeiro dia de depósito.

Cronograma oficial do Bolsa Família para março

Para quem não vai receber de forma antecipada, o calendário contendo as datas de pagamentos já pode ser consultado. Lembrando que ele tem início no dia 15 de março e termina no dia 28 do mesmo mês. O cronograma, que normalmente começa a partir do dia 18, foi adiantado devido ao feriado da Sexta-Feira da Paixão, celebrado no dia 29 de março. Dito isso, quando você vai receber:

  • Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 15 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 18 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 19 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 20 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 21 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 22 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 25 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 26 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 27 de março;
  • Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 28 de março.

Por fim, mas não menos importante, devemos ressaltar a importância de manter seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizados, visto que a não regularização cadastral acarreta em problemas no Bolsa Família, como a suspensão do benefício e até mesmo a exclusão da iniciativa assistencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.