Lista de beneficiários do Bolsa Família que vão ficar de fora dos pagamentos em setembro

As mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social que recebem todos os meses os pagamentos do novo Programa Bolsa Família deverão receber neste mês de setembro mais um repasse do benefício, que tem como objetivo auxiliar as famílias vulneráveis com as despesas básicas, como alimentação, aluguel, dentre outras necessidades recorrentes.

No entanto, os beneficiários mais antigos do novo programa de transferência de renda já sabem que ter recebido os pagamentos do programa na rodada anterior não garante que os valores também serão recebidos na rodada atual, pois todos os meses diversos beneficiários ficam de fora dos pagamentos por conta de novos bloqueios ou cancelamentos.

Bolsa Família setembro: Beneficiários que ficarão de fora

Isso porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o novo Programa Bolsa Família e todos os demais programas sociais financiados pelo governo federal, realiza checagens mensais antes de cada rodada de pagamentos para garantir que as famílias atendidas estão cumprindo as regras e exigências desses programas.

Essas checagens mensais são feitas através de cruzamentos de dados, onde as informações cadastrais que os próprios beneficiários informaram ao Cadastro Único (CadÚnico) no momento da inscrição são cruzadas com informações de outros bancos de dados aos quais o governo tem acesso, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que possui dados de renda dos brasileiros, como salários e aposentadorias.

Dessa forma, as famílias que apresentam alguma suspeita de irregularidade por apresentarem divergências nos dados são bloqueadas por até dois meses, período em que devem atualizar os dados para voltar a receber e evitar o cancelamento. Já nos casos de serem encontradas irregularidades comprovadas, a família acaba sendo cancelada e perde o direito de receber o benefício.

Portanto, ficarão de fora dos pagamentos de setembro do novo Programa Bolsa Família os beneficiários que mentiram no cadastro ou deixaram de atender nos últimos meses qualquer uma das regras e exigências do programa de transferência de renda, pois nestes casos, eles correm o risco de serem bloqueados ou cancelados.

Regras para receber o Bolsa Família setembro

Vale lembrar que para seguir recebendo o benefício do programa social é necessário manter sempre os dados do CadÚnico atualizados, as regras do programa exigem atualização obrigatória a cada dois anos ou sempre que houver alterações a serem feitas, como no caso de mudança de telefone, endereço, renda, ou na quantidade de integranets da família.

Também é preciso que a renda da família se mantenha abaixo dos R$218 por pessoa para receber o valor integral, ou abaixo dos R$660 por pessoa para garantir o recebimento de pelo menos metade do benefício. Além disso, menores de idade devem estar vacinados e matriculados na escola, e mulheres gestantes devem estar realizando o acompanhamento pré-natal.

Pagamentos de setembro do Bolsa Família

Por fim, vale destacar também que os pagamentos dessa nova rodada de setembro do novo Programa Bolsa Família devem ocorrer entre os dias 18 e 29 desse mês, segundo as datas divulgadas no calendário oficial que se encontram abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/09);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de setembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de setembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de setembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de setembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 23/09);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de setembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de setembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de setembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de setembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.