Lula bate o martelo sobre o aumento do Bolsa Família em 2024

Os mais de 20 milhões de beneficiários do novo Programa Bolsa Família começaram a receber novos valores no mês de junho desse ano. Dessa forma, as quantias que tem sido repassadas desde então já são maiores do que os antigos R$600 que o extinto Programa Auxílio Brasil pagava para todas as famílias atendidas pelo programa de transferência de renda.

No entanto, é comum que os beneficiários esperem por reajustes nestes valores todos os anos, assim como ocorre com os benefícios pagos para aposentados e com o salário mínimo, por exemplo. Isso significa que boa parte dos beneficiários acredita que o governo poderá aumentar um pouco as quantias pagas pelo programa social em 2024, e o governo já se decidiu em relação a esse assunto.

Aumento do Bolsa Família em 2024

De acordo com o secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, alguns reajustes nos valores pagos atualmente pelo novo Programa Bolsa Família poderão ser feitos no ano que vem. No entanto, o planejamento orçamentário que o governo federal realizou para 2024 não indica que esses reajustes serão feitos na prática.

Isso porque o governo entregou na última quinta-feira (31/08) para o Congresso Nacional o texto do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, que apresenta todos os valores que o governo federal pretende receber no ano que vem e todos os gastos que o governo pretende realizar. Porém, a quantia destinada ao programa é a mesma que foi destinada neste ano.

Segundo o texto, serão reservados no Orçamento de 2024 cerca de R$168,6 bilhões para a realização dos pagamentos do novo Programa Bolsa Família, e o mesmo valor está sendo utilizado neste ano de 2023 para pagar as famílias com as atuais quantias. Ou seja, isso indica que a mesma quantidade de famílias seguirá sendo atendida com os mesmo valores no próximo ano.

Manter o mesmo Orçamento de 2023 para o ano que vem só permitiria o reajuste para os benefícios se o número de famílias atendidas fosse reduzido, sugestão levantada pelo secretário de Orçamento Federal, que sugeriu que é possível que famílias irregulares sejam retiradas da folha de pagamentos do programa para permitir os reajustes em 2024.

No entanto, o que se sabe de concreto até agora é que o Planejamento do governo para o próximo ano não contempla nenhum reajuste para os beneficiários do novo programa Bolsa Família, e apesar de algumas promessas terem sido feitas a respeito de reajustes reais a cada ano, até o momento, nenhum número de fato foi apresentado.

Bolsa Família e os pagamentos de setembro

Por fim, vale destacar que os pagamentos de setembro do novo Programa Bolsa Família, com todos os valores que os milhões de beneficiários já conhecem, serão realizados normalmente, entre os dias 18 e 29 de setembro, de acordo com as datas definidas pelo calendário oficial de pagamentos que foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Veja as datas:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/09);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de setembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de setembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de setembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de setembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 23/09);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de setembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de setembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de setembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de setembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.