Bolsa Família: Governo libera lista de beneficiários bloqueados que voltam a receber em setembro

Os beneficiários do novo Programa Bolsa Família tem visto muitos bloqueios ocorrerem nos últimos meses. Estes bloqueios acontecem por conta de suspeitas de irregularidades encontradas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o programa. E os bloqueados precisam atualizar os dados em até dois meses para comprovar que atendem as regras.

Se conseguirem fazer isso, eles voltam a receber o benefício do novo programa de transferência de renda, e se não conseguirem, acabam cancelados e perdem o direito de receber definitivamente. Por conta disso, é comum que novos desbloqueios aconteçam antes de cada uma das rodadas, e o governo já liberou quem serão os desbloqueados desse mês que voltam a receber em setembro.

Bolsa Família setembro: Beneficiários bloqueados que voltam a receber

Como mencionado acima, aqueles que são bloqueados por qualquer motivo precisam procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em no máximo dois meses para atualizar os dados cadastrais que foram informados no momento da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e comprovar que ainda se enquadram nas regras e exigências do novo Programa Bolsa Família.

Ao fim do prazo, o Ministério do desenvolvimento Social volta a verificar o cadastro da família bloqueada e realizar cruzamentos dos novos dados informados com informações presentes em outros bancos de dados aos quais o governo possui acesso, e se não forem encontradas suspeitas ou divergências, a família é desbloqueada e volta a receber na rodada seguinte.

Portanto, os desbloqueados de setembro serão aqueles que atualizaram os dados antes do dia 10 de agosto e conseguiram comprovar que se encontram dentro das regras do programa, que exigem renda mensal familiar de no máximo R$218 por pessoa, cadastro atualizado, gestantes realizando o acompanhamento pré-natal, e menores de idade vacinados e matriculados na escola.

Contudo, é importante destacar que a lista com desbloqueados desse novo mês e com os novos beneficiários aprovados já foi liberada pelo governo, pois a fase de checagens e cruzamentos de dados já foi realizada. Por isso, já é possível verificar quem foram os desbloqueados de setembro e os novos incluídos na folha de pagamentos do programa.

Para realizar esta verificação basta acessar o Web Chat do Ministério do Desenvolvimento Social através deste link, ou ligar para os telefones 121 ou 111, das centrais de atendimento do ministério e da Caixa Econômica Federal, respectivamente. O aplicativo Bolsa Família também informa sobre o desbloqueio, mas os valores que serão pagos em setembro só serão liberados após o dia 10.

Bolsa Família setembro: Confira as datas de pagamento

Apesar disso, uma outra informação que também é muito relevante já pode ser consultada. Trata-se do calendário pagamentos de setembro do novo Programa Bolsa Família, que já foi liberado pelo governo federal, indicando que os valores serão pagos entre os dias 18 e 29 desse mês. Confira todas as datas no cronograma abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/09);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de setembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de setembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de setembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de setembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 23/09);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de setembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de setembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de setembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de setembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.