Jovens de 15 a 29 anos têm direito a BENEFÍCIO especial no CadÚnico; veja como ter acesso

A Identidade Jovem, ou apenas ID Jovem, é oferecida desde março de 2016 e beneficia jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos. O benefício ainda pouco conhecido permite obter meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de passagens gratuitas ou com descontos em viagens interestaduais de ônibus.

O ID Jovem é emitido gratuitamente e deve ser utilizado para comprovar a condição social da pessoa, afim de facilitar a concessão dos direitos previstos no Estatuto da Juventude.

Assim, todos os jovens com idade entre 15 e 29 anos, que pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade social, apresentando renda familiar mensal de até dois salários mínimos, podem solicitar o documento através do aplicativo oficial ID Jovem 2.0 ou ainda pelo site.

Após emitir o documento ele terá validade de seis meses, no entanto, é possível renovar a carteira ao fim do período, conseguindo utilizar os benefícios até 29 anos, se ainda cumprir os critérios de renda pedidos pelo governo.

Como os jovens de baixa renda podem solicitar a carteira do ID Jovem?

Os jovens que desejam pedir o benefício devem estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), com dados devidamente corretos e atualizados.

Se o jovem não for cadastrado será preciso procurar um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, e fazer o cadastramento das suas informações pessoais e de familiares. No CRAS o jovem deve se cadastrar no Programa Identidade Jovem e depois pode emitir a carteira da ID Jovem por meio do site ou do aplicativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.