Desconto na conta de luz de até 65% é liberado pelo CadÚnico; veja quem recebe

Um dos principais gastos mensais das famílias é com a conta de energia elétrica. A conta pode comprometer boa parte do orçamento familiar, por isso, famílias de baixa renda podem conseguir um desconto na conta de luz, liberado pelo governo através da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Muitos brasileiros possuem os critérios necessários para ter a diminuição na cobrança pelo CadÚnico – registro necessário para acessar os programas sociais do governo.

O abatimento na conta de energia é ofertado aos brasileiros que se enquadram como baixa renda e são clientes residenciais. Também é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com os dados devidamente corretos e atualizados. Atenção aos critérios para conseguir o desconto na cobrança:

  • Tem direito quem possuir renda familiar mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa;
  • Também podem receber famílias com renda familiar mensal de até três salários mínimos – caso a família possua em sua composição uma ou mais pessoas com deficiência, que dependam do uso contínuo de aparelhos ligados na tomada;
  • Têm direito famílias que possuem, entre os seus integrantes, alguém que seja beneficiário do BPC, Benefício de Prestação Continuada.

É preciso solicitar o desconto de 65% na conta de luz?

Não, as famílias que atendem aos critérios não precisam solicitar o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica já que ele é concedido de forma automática.

Porém, para que isso aconteça, é importante ressaltar que as famílias devem estar devidamente cadastradas no CadÚnico.

Se você cumprir os requisitos e ainda não tiver cadastro no CadÚnico, basta procurar um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, na sua cidade e realizar o cadastramento.

A porcentagem do desconto é medida conforme o consumo mensal de energia pela casa. Quanto menor for o gasto de energia maior será o desconto que a família vai receber na conta de luz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.