Auxílio Brasil de R$ 600 LIBERADO hoje (21/02)?

A Caixa Econômica Federal (CEF) não fará o pagamento do Programa Auxílio Brasil nesta terça-feira. Isso porque a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) interrompeu o funcionamento dos bancos durante o recesso de Carnaval, por isso, a Caixa só volta a funcionar na próxima quarta-feira (22), a partir das 12 horas.

Dessa forma, os beneficiários que possuem o NIS (Número de Identificação Social) de final 7, 8, 9 e 0 só voltarão a receber a partir de quinta-feira (23). O calendário é escalonado de acordo com o último número do NIS do beneficiário e o dinheiro é depositado direto na conta digital do Caixa Tem do Responsável Familiar. Confira o calendário dos próximos repasses a seguir:

  • NIS de final 6: dia 22 de fevereiro (antecipado para 18/02);
  • NIS de final 7: dia 23 de fevereiro;
  • NIS de final 8: dia 24 de fevereiro;
  • NIS de final 9: dia 27 de fevereiro (antecipado para 25/02);
  • NIS de final 0: dia 28 de fevereiro.

Os beneficiários que possuem o NIS de final 6 deveriam receber na próxima quarta-feira (21), mas, devido ao ponto facultativo da Quarta-feira de Cinzas, o Auxílio Brasil desses beneficiários foi adiantado para o último sábado, dia 18 de fevereiro.

A movimentação poderia ser feita utilizando o aplicativo do Caixa Tem, mas para usuários que, por algum motivo, não conseguiram movimentar o dinheiro e precisam ir até uma agência da Caixa, vale lembrar que o horário de funcionamento está reduzido e as agências só devem começar a funcionar a partir das 12 horas.

Outro grupo de beneficiários também teve o seu pagamento adiantado. Neste caso, o motivo é a regra de antecipação que diz que beneficiários que recebem na segunda-feira podem fazer a movimentação do dinheiro utilizando o aplicativo do Caixa Tem a partir do sábado imediatamente anterior. Logo, os beneficiários que possuem o NIS de final 9, que recebem na segunda-feira, dia 27 deste mês, poderão movimentar o dinheiro a partir de sábado, dia 25 de fevereiro.

A Caixa confirmou todas as antecipações e garantiu não se tratar de uma medida excepcional do Auxílio Brasil, tendo em vista que essas mudanças no calendário já eram feitas durante a vigência do antigo programa de transferência de renda Bolsa Família. Confira a nota liberada pela Caixa Econômica:

O banco reforça que não se trata de excepcionalidade para o ano de 2023, sendo que o pagamento já acontecia de tal forma anteriormente, inclusive para o Programa Bolsa Família.

Auxílio Gás Liberado?

Assim como o Auxílio Brasil, o Auxílio Gás teve seu repasse interrompido e só deve voltar na próxima quinta-feira. O motivo para a interrupção é o mesmo: o recesso de Carnaval.

O Auxílio Gás é um benefício bimestral, pago apenas em meses pares, que tem como objetivo garantir o botijão de gás cheio às famílias beneficiárias do programa. Com isso, os beneficiários devem receber R$ 112 equivalentes ao preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg.

O benefício atende um número limitado de pessoas e, por isso, apenas 5,95 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas com o adicional do gás. Dentre essas pessoas, estão aquelas que estão cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único, e aquelas que têm em seu núcleo familiar pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Devem receber em fevereiro todos os beneficiários que receberam em dezembro, última vez que foi feito o repasse do Auxílio Gás. Isso acontece porque o Auxílio Gás não é um programa com rotatividade de beneficiários, logo, se recebe o benefício, o segurado só deixa de receber se for encontrada alguma irregularidade. Além disso, o benefício não costuma abrir novas vagas, então não há a entrada de novos beneficiários no programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.