Aprenda como retirar seu saque-aniversário do FGTS em maio

Desde o início deste mês de maio, uma excelente oportunidade se apresenta para os trabalhadores que fazem aniversário neste mês: a possibilidade de efetuar o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Este benefício, que ficará disponível até o dia 31 de julho, permite o acesso a uma parte do saldo acumulado, aumentando a flexibilidade financeira do trabalhador. Vale ressaltar que, caso o saque não seja realizado dentro deste período, os valores retornarão ao saldo total do fundo.

Implementado no ano de 2020, o saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite aos trabalhadores sacar, anualmente, uma porção do saldo de suas contas no FGTS, sejam elas ativas ou inativas. Essa inovação foi criada com o objetivo de dar mais autonomia e opções de uso do FGTS, tradicionalmente conhecido por seu acesso restrito.

Como funciona a adesão ao Saque-Aniversário

Para aderir a esta modalidade, não é necessário enfrentar filas ou burocracias extensas. Todo o processo pode ser feito digitalmente, por meio do aplicativo ou do site do FGTS. Aqui está um passo a passo simplificado:

  1. Baixe o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS;
  2. Realize o login usando os dados de sua conta vinculada à Caixa Econômica Federal;
  3. No menu principal, selecione a opção “Saque-Aniversário” e siga as instruções para concluir a adesão.

Principais diferenças entre Saque-Rescisão e Saque-Aniversário

Dentro do sistema do FGTS, existem principalmente duas modalidades de saque: o saque-rescisão e o saque-aniversário. A modalidade de saque-rescisão é acionada quando o trabalhador é desligado da empresa sem justa causa, permitindo-lhe acessar o total acumulado em sua conta, incluindo uma multa rescisória. Por outro lado, o saque-aniversário é uma escolha que gera direito a saques anuais de uma fração do saldo total, não afetando o saldo em casos de demissão sem justa causa.

Datas de liberação do saque-aniversário em 2024

Os repasses do saque-aniversário de 2024 se estendem até o início de 2025. Confira todas as datas de liberação conforme o mês de nascimento abaixo:

  • Janeiro: 2 de janeiro a 29 de março
  • Fevereiro: 1º de fevereiro a 30 de abril
  • Março: 1º de março a 31 de maio
  • Abril: 1º de abril a 28 de junho
  • Maio: 2 de maio a 31 de julho
  • Junho: 3 de junho a 30 de agosto
  • Julho: 1º de julho a 30 de setembro
  • Agosto: 1º de agosto a 31 de outubro
  • Setembro: 2 de setembro a 30 de novembro
  • Outubro: 1º de outubro a 29 de dezembro
  • Novembro: 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2025
  • Dezembro: 2 de dezembro a 29 de março de 2025

É fundamental se manter atento a essas datas para aproveitar os benefícios do saque-aniversário sem contratempos. Optar por essa modalidade de saque implica um comprometimento de 24 meses antes de poder alterar a opção de saque.

O saque-aniversário do FGTS não apenas proporciona uma liquidez anual dos recursos retidos no FGTS, mas também permite um planejamento financeiro mais estratégico e a possibilidade de usar esses recursos em investimentos ou necessidades pessoais imediatas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.