15 remédios POPULARES foram retirados das farmácias pela Anvisa

A recente interdição de uma série de medicamentos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ecoou como um alerta no setor de saúde do Brasil. O fato ocorreu após a comprovação de uma morte relacionada ao uso de chá em cápsulas de emagrecimento, levando a autarquia a tomar medidas imediatas para garantir a segurança da população.

Diante do trágico acontecimento envolvendo uma enfermeira em São Paulo, vítima de hepatite fulminante, a Anvisa optou por suspender a venda de produtos com componentes semelhantes aos do chá que causou o incidente. A paciente, cujo nome não foi revelado, teria consumido o chá em cápsulas como parte de uma rotina de emagrecimento, sem saber dos riscos associados.

Como identificar produtos seguros

Segundo a Anvisa, é essencial que os consumidores busquem produtos de empresas que possuem o selo de aprovação do órgão. A agência reforça que esta é a melhor forma de garantir a segurança e a qualidade dos medicamentos consumidos, evitando assim possíveis complicações de saúde causadas por produtos não certificados.

De acordo com a legislação brasileira, “por lei, os medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias, independentemente da categoria”, afirma a nota oficial da Anvisa. Portanto, a venda de medicamentos em outros estabelecimentos ou por meios não regulamentados está fora das normas estabelecidas, colocando em risco a saúde do consumidor.

A criação da Anvisa em 26 de janeiro de 1999, por meio da Lei nº 9.782, estabeleceu um marco na política de saúde pública brasileira. A autarquia, que tem sede no Distrito Federal e atuação em portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados em todo o território nacional, é o órgão responsável por assegurar a segurança, eficácia e qualidade de produtos e serviços que possam representar riscos à saúde pública.

Para quem deseja verificar a situação de um medicamento específico no ano de 2024, a Anvisa disponibiliza em seu site oficial um sistema de pesquisa onde é possível conferir a liberação ou restrição de medicamentos no país. Em casos de dúvida, a recomendação é sempre consultar um profissional de saúde de confiança e verificar as informações diretamente nos canais oficiais da Anvisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.