Remédio popular no Brasil é a maior causa de falência do fígado

A orientação dos especialistas é evitar a automedicação e procurar assistência médica

Você certamente conhece o paracetamol, visto que o medicamento é amplamente disponibilizado em farmácias de todo território nacional, não sendo preciso de receita médica para comprá-lo. Inclusive, ele figura como um dos remédios mais populares do mundo, com os Estados Unidos vendendo cerca de 49 mil toneladas todos os anos, equivalente a 298 comprimidos por pessoa. No Reino Unido, a média é de 70 comprimidos por indivíduo.

Apesar de sua grande popularidade e longa história, ainda há questões que não foram totalmente esclarecidas pelos cientistas, como o seu mecanismo de ação. Além disso, há variação nas evidências científicas sobre sua eficácia para alguns tipos de enfermidades. Podemos usar como exemplo o uso para dores lombares, cujo efeitos são parecidos aos de um placebo.

O paracetamol é prejudicial à saúde?

Quanto aos riscos de overdose, os especialistas estão de acordo: o paracetamol é a principal causa de falência hepática em locais como os EUA e o Reino Unido, se consumido de maneira inadequada. Para se ter uma ideia, nos últimos anos, diversas entidades de saúde emitiram alertas sobre isso. A facilidade de acesso ao medicamento e a falta de orientação médica sobre seus limites de consumo podem ser motivos para o efeito colateral.

Após a veiculação de uma reportagem da BBC News Brasil sobre os perigos do consumo excessivo do paracetamol, a Kenvue, uma companhia derivada da Johnson & Johnson e responsável pelo Tylenol, emitiu um comunicado afirmando que “a saúde e a segurança das pessoas são as principais prioridades”.

Tylenol, cujo princípio ativo é o paracetamol, tem mais de 60 anos de história clínica que apoiam sua segurança e eficácia. A bula do medicamento contém instruções importantes de uso, incluindo limites de dosagem, precauções e advertências para situações específicas. Como acontece com qualquer medicamento, as pessoas devem ler e seguir cuidadosamente a bula de Tylenol e consultar seu médico se tiverem dúvidas“, diz um trecho do informe divulgado.

O texto ainda destaca que o Tylenol é um dos remédios mais usados e estudados no mundo e, por conta disso, a sua segurança e eficácia são comprovadas por centenas de estudos clínicos publicados em revistas científicas de diversos países. No caso do Brasil, o paracetamol faz parte da lista nacional de medicamentos essenciais, visto que seu princípio ativo é uma das opções mais indicadas para o alívio seguro e eficaz da dor.

Paracetamol x dengue

Para a surpresa de muitos, o medicamento não é indicado para o tratamento dos sintomas da dengue, uma vez que ele não interfere na coagulação do nosso sangue. Inclusive, sangramentos (hemorragia) podem ser uma consequência dos casos graves da doença e alguns remédios, como o próprio paracetamol, devem ser evitados.

Todavia, é preciso frisar que nenhum medicamento disponível no mercado combate os vírus da dengue ((DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Apesar do paracetamol aliviar alguns sintomas, a orientação é sempre buscar por uma avaliação médica. Abaixo, veja quais são os sintomas mais comuns após contrair a doença:

  • 1. Dor de cabeça intensa;
  • 2. Dor atrás dos olhos;
  • 3. Dores musculares e articulares;
  • 4. Náusea e vômito.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.