Cuidado com o golpe! Bolsa Família emite alerta para TODOS beneficiários

Criminosos estão se passando por agentes do governo para aplicar os golpes

Os beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos, visto que, nos últimos dias, criminosos estão aplicando golpes, prejudicando os cidadãos contemplados pelo principal programa de transferência de renda do Governo Federal. Para evitar que outros segurados se tornem vítimas, as autoridades brasileiras emitiram um comunicado emergencial.

Segundo o Governo Federal, o golpe tem afetado principalmente os moradores de Gurupi, no Tocantins. No entanto, a orientação é que todos os contemplados pelo Bolsa Família fiquem em estado de alerta e que não compartilhem informações pessoais fora dos canais oficiais.

Funcionamento do golpe

Como de praxe nos crimes digitais, o golpe é realizado por meio de dispositivos móveis, utilizando mensagens de SMS ou via WhatsApp para enviar propostas falsas aos beneficiários do programa social. Os supostos informes oficiais solicitam atualizações no cadastro do Bolsa Família, induzindo a vítima a clicar em links suspeitos e fraudulentos. Além disso, os criminosos coagem seus alvos alegando que elas podem perder o benefício caso a ação não seja realizada.

De acordo com Daiane Carneira, gestora do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de Gurupi, destacou que nas mensagens falsas os golpistas se passam por funcionários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no intuito de induzir as vítimas a clicar nos links duvidosos, colocando a segurança em risco.

Como se proteger dos golpes?

Infelizmente, os golpes atrelados ao Bolsa Família seguem em alta, afetando milhares de cidadãos vulneráveis. Os golpistas aproveitam da vulnerabilidade e da necessidade das famílias mais carentes para realizar seus crimes, muitas vezes utilizando mensagens fraudulentas via WhatsApp, SMS ou e-mail.

Sendo assim, é de suma importância que os contemplados pelo programa estejam alerta e consciente para não acabar caindo nesse tipo de golpe, seguindo as orientações de segurança mencionadas há pouco pela gestora do CadÚnico de Gurupi e buscando sempre por informações em canais oficiais do Governo Federal, como o CRAS. Abaixo, confira algumas dicas de como se proteger da prática fraudulenta:

  • 1. Não clique em links enviados por WhatsApp, SMS ou e-mail: cabe destacar que o CadÚnico e o CRAS não enviam links relacionados ao Bolsa Família. Portanto, evite abrir esses links, mesmo que eles pareçam verdadeiros. Caso tenha algum tipo de dúvida sobre a veracidade do informe, entre em contato com a instituição ou órgão responsável.
  • 2. Não responda mensagens que estejam solicitando dados pessoais: neste caso, a orientação é ser cauteloso com as mensagens que solicitam informações sensíveis, como número do cartão, senha e dados bancários. Vale lembrar que nenhuma instituição solicita esse tipo de informação por mensagem.
  • 3. Em caso de dúvida, procure o CRAS: qualquer dúvida relacionada ao CadÚnico ou ao Bolsa Família, basta procurar o CRAS mais próximo da sua casa. Por lá, um agente fornecerá informações confiáveis e orientações sobre os programas sociais dos quais você faz parte.

Por último, mas não menos importante, vale frisar que qualquer informação relevante sobre o seu Bolsa Família será enviada no aplicativo do programa ou do Caixa Tem, visto que são as plataformas oficiais do Governo Federal para entrar em contato com os beneficiários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.