Comunicado GERAL do Bolsa Família para NIS 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0

Os beneficiários devem ficar atentos às novas informações divulgadas pelo Governo Federal

Para fazer parte do Bolsa Família, os interessados devem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O procedimento pode e deve ser feito em uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próxima de sua residência.

Cabe destacar que é preciso estar munido de documentos como CPF ou título de eleitor, bem como comprovantes de renda e residência (preferencialmente uma conta de luz). Uma vez inscrito no Bolsa Família, é de suma importância acompanhar o cronograma de pagamentos para receber os recursos adequadamente.

No entanto, para poder ser agraciado pela pensão do programa de transferência de renda, tanto o responsável familiar quanto seus dependentes devem atender aos critérios ligados à saúde e à educação. Isso inclui a frequência escolar mínima de crianças e adolescentes e o acompanhamento nutricional de todos os membros.

Calendário de maio do Bolsa Família

Assim como aconteceu nos outros meses, a distribuição dos valores no mês de maio seguirá uma ordem baseada no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada segurado. Abaixo, veja todas as datas:

  • Beneficiários com NIS finalizado em 1: pagamento no dia 17 de maio;
  • Beneficiários com NIS finalizado em 2: pagamento no dia 20 de maio;
  • Beneficiários com NIS finalizado em 3: pagamento no dia 21 de maio;
  • Beneficiários com NIS finalizado em 4: pagamento no dia 22 de maio;
  • Beneficiários com NIS finalizado em 5: pagamento no dia 23 de maio;
  • Beneficiários com NIS finalizado em 6: pagamento no dia 24 de maio;
  • Beneficiários com NIS finalizado em 7: pagamento no dia 27 de maio;
  • Beneficiários com NIS finalizado em 8: pagamento no dia 28 de maio;
  • Beneficiários com NIS finalizado em 9: pagamento no dia 29 de maio;
  • Beneficiários com NIS finalizado em 0: pagamento no dia 31 de maio.

Emissão do extrato e consulta ao benefício

Neste ano, o Bolsa Família trouxe uma série de atualizações relevantes, como a reestruturação dos valores concedidos, levando em conta a idade das crianças e as condições das gestantes e nutrizes, bem como a flexibilização para famílias em transição para sair da pobreza.

Para ter acesso a estas informações, os beneficiários podem recorrer ao extrato do programa por meio do site ou aplicativo do Bolsa Família (disponível para Android e iOS). O portal oficial da Caixa Econômica Federal (CEF) também pode ser usado para consultar a situação do seu benefício.

Beneficiários do Rio Grande do Sul têm acesso antecipado

Por conta das tempestades que assolam a região, o Governo Federal antecipou o pagamento do Bolsa Família para os segurados de cidades afetadas. Sendo assim, nos locais onde o estado de emergência ou calamidade pública foi decretado, os recursos serão liberados já no primeiro dia do calendário de repasses, que começa no dia 17 de maio. A ideia é ajudar as famílias a lidar com as dificuldades causadas pelas chuvas, sem precisar esperar pelo pagamento seguindo o NIS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.