Lula bate o martelo sobre o FGTS e afeta o bolso de vários trabalhadores

Veja o que pode mudar caso a proposta do governo seja aprovada

O governo encabeçado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), propôs a realização de uma revisão no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) devido a receios com o acesso de 7,2 milhões de cidadãos desempregados.

Ao que tudo indica, a pasta chefiada por Luiz Marinho deve encerrar o saque-aniversário. O ministro é um crítico antigo da modalidade, alegando que as restrições impostas ao adotar o modelo afetam a retirada após demissões. Consequentemente, o FGTS enfrenta uma enxurrada de críticas por dificultar o acesso aos montantes para uma grande parcela da população sem emprego.

Inclusive, Marinho ressaltou a urgência de medidas para apoiar trabalhadores em situação de vulnerabilidade, sugerindo a desativação do FGTS. Com isso, seria liberado até R$ 22 bilhões retidos, proporcionando alívio financeiro após demissões. Em linhas gerais, a flexibilização das normas é vista como fundamental para que os trabalhadores possam enfrentar as adversidades econômicas.

O que mais preocupa o ministro é o saque-aniversário do FGTS, que pode levar os trabalhadores a gastarem em despesas não essenciais, segundo ele. O chefe do MTE, ainda, destacou o impacto negativo disso no financiamento habitacional e saneamento, com R$ 100 bilhões comprometidos pelas instituições financeiras. Marinho salienta o principal objetivo do Fundo: ser uma reserva para momentos críticos e para facilitar a aquisição da casa própria.

Mudança de modalidade

Com a iminente desativação do saque-aniversário devido a proposta do governo Lula, a orientação é voltar para o saque-rescisão, que permite o trabalhador sacar integralmente o saldo do FGTS e receber os 40% da multa rescisória caso seja demitido sem justa causa. Confira o passo a passo:

  • 1. Para efetuar a troca, baixe e acesse o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS);
  • 2. Na sequência, clique na opção “Saque-Aniversário”;
  • 3. Depois, basta clicar na guia “Modalidade Saque-Rescisão” e confirmar a mudança.

Vale ressaltar que o saque-rescisão será efetivado somente após 25 meses, visto que este é o período de carência fixado pelas autoridades brasileiras. Portanto, antes de tomar a decisão, é sempre importante avaliar com cautela as possibilidades e escolher a que mais lhe traz benefícios.

Como consultar o saldo do FGTS?

Outro ponto importante é que o empregador que contrata sob regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) para o FGTS do funcionário mensalmente, enquanto o colaborador pode desfrutar de plataformas para verificar se o direito vem sendo depositado corretamente. Para consultar o saldo pelo CPF, existem algumas formas pelas quais você pode se informar:

  • Utilizando o app FGTS;
  • Acessando o app da Caixa Econômica Federal;
  • Por telefone;
  • Por mensagem de texto.

Estando munido do seu Número de Identificação Social (NIS), basta fazer o login na plataforma de sua preferência (app do FGTS ou da Caixa). Também é possível consultar o valor utilizando apenas o CPF, digitando a sequência numérica e senha para conseguir verificar o montante disponível. Se preferir, pode ser pelo telefone, tendo acesso direto ao saldo à disposição na sua conta do FGTS. O número para consulta do Fundo é: 0800 726 0207.

1 comentário
  1. Avatar de Francisco das Chagas Rebelo
    Francisco das Chagas Rebelo Diz

    Aposentei em 2022, e não tive direito aos 40% do saldo do FGTS, voltando a ter direito os 40%, mesmo tendo saído na data. Trabalhava na USP, diretor baixou um portaria cancelando esse direito, no entanto as empresas particulares pagam aos seus em caso de aposentadoria ou dispensa normal sem justa causa. Vou direito receber esse valor com nova lei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.