Bolsa Família: 5,5 milhões de pessoas irregulares estão recebendo

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), cerca de 1,5 milhão de brasileiros foram excluídos da folha de pagamento do Bolsa Família em março. Entretanto, o ministro Wellington Dias (PT), chefe do MDS, afirmou em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (23), que o governo acredita que cerca de 5,5 milhões de pessoas ainda estão inscritas de forma irregular no Cadastro Único e recebendo o Bolsa Família.

Dias informou que, para que o programa de transferência de renda volte com eficiência em abril, o Governo Federal fará uma nova atualização do Cadastro Único para a retirada dos beneficiários fraudulentos.

“Teremos mais ou menos 12 mil pessoas trabalhando, de um lado, com a busca ativa de pessoas em situação de rua, que vivem nas florestas, em quilombos e comunidades ribeirinhas para que essas pessoas possam ter direito ao Bolsa Família. E do outro lado, garantir a atualização do Cadastro [de pessoas que já estão na plataforma]”, afirmou.

Desde o início do pente-fino no Cadastro Único, em janeiro deste ano, o governo vem tomando medidas para o desligamento de pessoas em situação irregular. Inclusive, deu a possibilidade de beneficiários que se inscreveram de forma errada ou que estão com a renda acima da determinada pelo programa de se desligarem voluntariamente, podendo fazer um recadastro em junho.

No momento, a Medida Provisória (MP) que oficializa o novo programa do Bolsa Família está correndo no Congresso Nacional, que tem 120 dias para a aprovação da proposta. Nesse período, senadores e deputados federais devem estudar o texto, podendo ou não propor mudanças no programa que já foi estruturado.

O ministro Wellington Dias acredita que não terá problema quanto a aprovação do texto pelas casas legislativas. Inclusive, lembrou da “generosidade” e agilidade dos parlamentares ao aprovarem a PEC da Transição no final do ano passado, o que permitiu a construção do novo Bolsa Família.

O novo Bolsa Família

O novo Bolsa Família continua sendo repassado pela Caixa Econômica Federal aos seus beneficiários. Nesta sexta-feira (24), quem deve receber são os beneficiários do NIS (Número de Identificação Social) de final 5. As datas de pagamento são escalonadas de acordo com o último dígito do NIS e o pagamento é depositado na conta digital do Caixa Tem. Confira o calendário de março a seguir:

  • NIS de final 1: dia 20 de março; (antecipado para o dia 18)
  • NIS de final 2: dia 21 de março;
  • NIS de final 3: dia 22 de março;
  • NIS de final 4: dia 23 de março;
  • NIS de final 5: dia 24 de março;
  • NIS de final 6: dia 27 de março; (antecipado para o dia 25)
  • NIS de final 7: dia 28 de março;
  • NIS de final 8: dia 29 de março;
  • NIS de final 9: dia 30 de março;
  • NIS de final 0: dia 31 de março.

Os beneficiários poderão movimentar o dinheiro usando o aplicativo do Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Para os beneficiários que possuem o cartão antigo do Bolsa Família ou do Auxílio Brasil, vale informar que o cartão segue funcionando para saques.

Antecipações do mês de março

O calendário já começou com as antecipações dos grupos que recebem na segunda-feira (20). Esses beneficiários puderam movimentar o dinheiro no sábado, 18 de março. O adiantamento faz parte da regra de antecipação que diz que beneficiários que recebem na segunda-feira podem movimentar o dinheiro usando o aplicativo do Caixa Tem a partir do sábado imediatamente anterior.

Nesse sentido, os beneficiários que possuem o NIS de final 6 e recebem na próxima segunda-feira (27), já poderão estar movimentando o dinheiro a partir de amanhã, sábado (25). A movimentação poderá ser feita por meio do aplicativo do Caixa Tem, como nos demais casos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.