Mesmo quase em falência, dono da Polishop é referência nos negócios

Conheça o empresário por trás de uma das marcas mais conhecidas do Brasil

Se você viveu o auge dos anos 2000, muito provavelmente conhece alguém que tenha sido impactado, de alguma forma, pela Polishop. Com seus comerciais persuasivos, dando a impressão de que os produtos da empresa eram “milagrosos”, diversos produtos ainda continuam no imaginário dos consumidores.

Contudo, nos dias de hoje, a marca não vem atravessando um bom momento: a companhia, fundada pelo empresário brasileiro João Appolinário, teve a recuperação judicial aceita pela Justiça de São Paulo nesta semana, mais especificamente na última segunda-feira (20).

Vale mencionar que até o fechamento desta matéria, nem a Polishop nem seu fundador comentaram sobre o pedido judicial. O magnata, que se tornou uma referência no mundo do empreendedorismo, continua a divulgar em suas redes sociais participações em podcasts, entrevistas e conteúdos sobre o sucesso no ramo empresarial.

Raio-X: quem é João Appolinário?

Membro de uma família bem estruturada de São Paulo, Appolinário contou em entrevista concedida à Forbes em 2019 que seguiu no empreendedorismo de forma natural, visto que seu pai também atuava no setor varejista. Na década de 1990, junto do ex-piloto Emerson Fittipaldi, o empresário decidiu investir em um produto chamado Seven Day Diet, um kit voltado para dietas que já fazia um grande sucesso nos Estados Unidos e acabou calhando em terras brasileiras.

Pouco tempo depois, o Appolinário decidiu ampliar e testar outros produtos que seriam considerados grandes inovações por aqui. E foi assim que nasceu a famosa Polishop. O sucesso foi estrondoso. Em 2019, na entrevista dada à Forbes, o empresário comemorava 20 anos de história no mercado.

Os números ofereciam bons prognósticos, como as cerca de 280 lojas físicas e os bons resultados de venda online. No entanto, de 2023 para cá, ao menos 42 unidades da marca foram fechadas. Além da Polishop, Appolinário tem envolvimento em uma série de negócios, vinculados, principalmente, ao ramo da beleza.

Sendo considerado, até o momento, como um empresário bem sucedido, Appolinário é um dos investidores do programa Shark Tank Brasil, exibido desde 2016. No reality show empresarial, ele e outros jurados têm a missão de avaliar ideias de negócios trazidas por empreendedores anônimos que buscam investimento para tirar seus projetos do papel.

Inclusive, ele vai gravar no mês de junho uma nova temporada do Shark Tank Brasil, mas só deve comentar sobre a recuperação judicial posteriormente, segundo informações da Bloomberg Línea. Ainda de acordo com o portal, Appolinário tem dito a auxiliares que a medida não afeta suas outras iniciativas, o que incluiria, portanto, a sua participação na televisão.

Fortuna estimada

Apesar de estar há pouco mais de duas décadas no ramo empresarial, os detalhes pessoais sobre suas finanças seguem sendo um grande mistério. Isso porque não há informações sobre o tamanho de sua fortuna — a título de curiosidade, no pedido de recuperação judicial, seus advogados pediram para que a relação dos bens particulares dos sócios e funcionários da Polishop fossem mantidos em segredo de Justiça. Vale destacar que o pedido ainda pode ser derrubado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.