WhatsApp tem comunicado URGENTE para todos os usuários

Um novo golpe envolvendo o mensageiro da Meta tem feito diversas vítimas

O WhatsApp, principal aplicativo de mensagens do Brasil e no mundo, tornou-se uma das plataformas prediletas dos criminosos digitais. Devido a constante evolução digital, novos métodos golpistas têm aparecido aos montes, enganando muitos usuários desavisados.

Inclusive, o mais recente golpe envolve a vídeochamada e o compartilhamento de tela, uma tática sofisticada que visa obter informações bancárias das vítimas. Para que você fique protegido desse tipo de crime, nesta matéria, reunimos algumas dicas de segurança. Portanto, siga a leitura até o fim e não caia na falcatrua digital.

Novo golpe no WhatsApp

O crime se inicia com um contato aparentemente inofensivo por meio do mensageiro da Meta. A partir daí, os golpistas se passam por funcionários de instituições financeiras ou grandes companhias, utilizando perfis falsos com fotos e nomes que imitam organizações reais. Por meio deste primeiro contato, eles informam sobre um suposto problema na conta bancária da vítima que precisa ser resolvido o quanto antes.

A “cereja do bolo” do golpe acontece durante uma videochamada. Ao alegar que o contato está sendo feito para ajudar a solucionar o suposto problema, os golpistas solicitam o compartilhamento de tela do celular da vítima pelo WhatsApp, sendo uma ação fundamental para “identificar e corrigir o erro”.

Ao ter acesso à tela, eles conseguem visualizar todas as informações exibidas, incluindo dados sensíveis como nome de usuário e senha de aplicativos bancários. Assim que a vítima insere suas credenciais bancárias, os criminosos capturam essas informações e, consequentemente, geram grandes prejuízos econômicos para o usuário ludibriado.

Proteja-se do golpe

Tendo tudo isso em mente, os usuários da plataforma devem ficar atentos para não caírem em golpes dessa natureza. Portanto, entre as orientações de segurança estão:

  • 1. Jamais compartilhe informações sensíveis;
  • 2. Evite o compartilhamento de tela com desconhecidos;
  • 3. Entre em contato com o seu banco para confirmar a veracidade do informe.

Outro ponto importante é que as instituições bancárias legítimas nunca solicitam dados pessoais ou financeiros por meio de canais oficiais como o WhatsApp, SMS ou e-mail. Logo, qualquer contato suspeito deve ser visto com desconfiança.

Novidades sobre o WhatsApp

Além da implementação de melhorias na guia Canais, o app de mensagens começou a testar os emojis animados. Ou seja, uma funcionalidade que está presente no código da plataforma há um bom tempo. Na terça-feira (14), a equipe do WABetaInfo descobriu que o WhatsApp deve liberar dentro dos próximos dias a opção que permite desativar a reprodução automática desses recursos. A melhoria está presente dentro da versão beta 2.24.11.4 liberada via Google Play Store para alguns usuários.

Ainda de acordo com o portal WABetaInfo, a melhoria também deve desativar a reprodução automática de figurinhas e avatares, mas não deve afetar os tradicionais GIFs. Ao habilitar a funcionalidade, o usuário ganha uma experiência mais abrangente dentro do WhatsApp, visto que muitos grupos e canais devem usar os emojis animados assim que eles forem disponibilizados. Ainda, a nova opção ajuda a economizar dados móveis, uma vez que o app não deve fazer o download de todo o conteúdo de um emoji ou figurinha animada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.