YouTube faz mudanças em seu aplicativo para Android e IOS

Depois de alguns meses sem trazer novidades para o seu layout, as páginas de artistas do YouTube Music agora mostram aos usuários uma seção chamada “Principais Lançamentos” e outra intitulada “Discografia”, junto dos já existentes “Álbuns” e “Singles”. As novidades podem ser desfrutadas no aplicativo de streaming para Android, iOS e Web.

Anteriormente, o conteúdo na plataforma era organizado em carrosséis separados por álbuns e singles, porém, com a mudança, o YouTube Music exibe os “Principais Lançamentos” após a lista contendo as cinco músicas mais populares. Dessa forma, dá para rolar e navegar pelas últimas 10 canções do artista e, ao acessar o “Mais” no canto superior direito, conferir a discografia completa em visualização de grade com os principais filtros.

Com isso, é possível escolher entre álbuns, singles, faixas populares e lançamentos mais recentes. Por padrão do app, a cada lista, é exibida fica classificada em ordem cronológica inversa. A funcionalidade “Principais Lançamentos” será amplamente distribuída para os usuários de dispositivos móveis e desktop do YouTube Music por meio de uma atualização.

A repaginação do posicionamento, grades e opções de filtros permite uma melhor visualização do que é um carrossel, com a página inicial possuindo menos possibilidade de rolagem. Além disso, oferece outras páginas com mais conteúdos para que o usuário possa interagir e conhecer a obra do músico de seu interesse.

Testes desagradáveis

No início de maio deste ano, o YouTube Music vinha testando um novo layout para o seu miniplayer na barra inferior do aplicativo para Android. De acordo com alguns usuários do Reddit, a mudança indica que não é possível ocultá-lo com gestos ou com o botão de pausa, ou seja, o miniplayer é exibido permanentemente na tela, mesmo se não tiver uma função aparente.

O 9to5Google revelou, na época, que o novo layout foi liberado para um pequeno grupo de usuários do servidor de testes e chegou ao aplicativo depois da implementação do suporte para gestos de ir para a próxima música ou retornar para a anterior via miniplayer. Contudo, os internautas que testaram a novidade não ficaram muito satisfeitos com as alterações, uma vez que o miniplayer ocupa muito espaço da tela e dificulta a navegação dentro do aplicativo.

Entretanto, devemos destacar que a repaginação no layout se trata de um teste, com a empresa podendo optar pela remoção ou então sequer lançá-lo para o público geral. De toda forma, resta aguardar os próximos passos da plataforma de streaming musical do YouTube.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.