Veja passo a passo de como emitir Nota Fiscal MEI

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) precisam emitir as notas fiscais referentes aos serviços prestados. No entanto, esse processo de emissão passou por uma mudança, que será obrigatória a partir de setembro, mas que já pode ser acessada pelos MEIs.

Dessa forma, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Nacional (NFS-e) pode ser emitida na internet, inclusive, através do smartphone. Essa mudança veio para padronizar a emissão das notas, que antes eram intermediadas pelos municípios e possuíam vários modelos. Vale lembrar que os MEIs ainda podem continuar emitindo suas notas fiscais por meio do portal do Gov.Br, mas, a partir de setembro, a nova forma de emissão será a única possível.

Como emitir a nota fiscal MEI?

Assim, mesmo que a nota entre em vigor de forma obrigatória apenas em setembro, os Microempreendedores Individuais já podem usar essa ferramenta. Para emitir a Nota Fiscal MEI, é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no site;
  • Clique em “Fazer primeiro acesso”;
  • Preencha os dados pessoais e, após isso, toque em “avançar”;
  • Digite o número do seu documento eleitoral;
  • Caso você tenha declarado o Imposto de Renda, faça o anexo dos recibos das duas últimas declarações;
  • Informe o seu e-mail e senha;
  • Sua conta será validada, e, após o login, é possível verificar os dados do seu MEI;
  • Com isso, clique na opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos“;
  • Selecione a versão completa ou a parcial e emita a nota fiscal.

Vantagens de colocar o CPF na nota fiscal

Muitas pessoas que colocam o CPF na nota fiscal não sabem que podem obter alguns benefícios com isso. As vantagens variam entre cada estado, e algumas delas se referem à possibilidade de acumular pontos e trocar por itens, descontos em compras, cashbacks e mais. As lojas também podem oferecer descontos aos clientes caso eles informem o CPF no ato da compra.

Existe também a possibilidade de concorrer em sorteios e conseguir a aprovação em cartão de crédito com uma facilidade maior. Isso ocorre devido ao seu CPF indicar que você costuma comprar e também quitar os débitos com frequência, o que é vantajoso para os bancos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.