URGENTE! Milhares de motoristas podem ter a CNH suspensa em breve

Perder a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o pesadelo de qualquer motorista. Neste sentido, se você deseja manter o seu documento em situação regular, é preciso ficar atento ao recente comunicado emitido pelo Governo.

Como bem sabemos, a CNH é o documento mais importante para quem dirige, tendo em mente que ela é a responsável por atestar a aptidão dos brasileiros em conduzir veículos automotores terrestres dos mais diversos tipos, como carros, motocicletas, ônibus e caminhões.

De acordo com as autoridades de trânsito, milhares de condutores podem acabar perdendo sua carteira de habilitação em breve. Logo, é comum que o comunicado gere alerta e dúvidas sobre o motivo para a suspensão “desenfreada”. Pensando nisso, nesta matéria, separamos tudo o que você precisa saber para não ter o documento suspenso e o que realmente significa o informe do governo.

Motivo da suspensão em massa

Como informado pelo governo, existem três motivos para explicar o fato de 1,7 mil condutores estarem prestes a perderem suas habilitações. Para facilitar o entendimento, confira as justificativas e o que cada uma delas significa abaixo:

  • 1. Acúmulo de pontos

Segundo a nota oficial emitida pelo governo, a suspensão da CNH pode acontecer quando os motoristas ultrapassam o limite de pontos na carteira de habilitação. Esses pontos são “adquiridos” após múltiplas infrações cometidas nos últimos 12 meses.

  • 2. Decisão judicial

Neste caso, uma decisão judicial relacionada a um crime de trânsito, como atropelar alguém e não prestar socorro, por exemplo, também pode acarretar na suspensão da CNH.

  • 3. Infrações autossuspensivas

Algumas infrações de trânsito são passíveis de suspensão automática do direito de dirigir, como conduzir o veículo embriagado, disputar corridas, realizar manobras perigosas em vias públicas, pilotar motocicletas sem capacete, entre outras.

Motoristas na mira das autoridades

Como mencionado há pouco, cerca de 1,7 mil condutores vão perder a CNH em breve. A administração não cita uma data específica para recolher os documentos, mas deixou bem claro que a maior parte dos processos de suspensão já estão em andamento.

Todos os condutores em questão são do estado de Alagoas. Portanto, se você é morador da região alagoana, é preciso conferir as informações relacionadas ao processo de suspensão da carteira de habilitação. Para fazê-lo, basta entrar em contato com a unidade estadual do Detran.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.