TikTok libera novidade que vai ajudar pais a controlar vídeos que filhos assistem na plataforma

Na terça-feira (27), o TikTok adicionou um novo recurso de controle parental à sua plataforma. A novidade trata-se de uma ferramenta de filtragem de conteúdo, permitindo que os pais de adolescentes que utilizam a plataforma controlem o conteúdo exibido.

Agora, os responsáveis poderão vincular suas contas às de seus filhos, podendo habilitar configurações de conteúdo e privacidade personalizadas. Dessa forma, eles serão capazes de filtrar vídeos com palavras ou hashtags inadequadas na linha do tempo “Para você” ou “Seguindo”.

A medida tem como objetivo fornecer aos pais uma maneira mais eficaz de reduzir a exposição de seus filhos a materiais impróprios ou perturbadores e, consequentemente, aumentar a segurança dos mais jovens no TikTok. A novidade chega em meio às preocupações dos pais sobre a possibilidade de seus tutelados consumirem vídeos inadequados enquanto navegam pela rede social chinesa.

Desenvolvimento da ferramenta de controle parental

A funcionalidade de filtragem de conteúdo foi desenvolvida após a empresa consultar inúmeros especialistas, incluindo o Family Online Safety Institute, no intuito de encontrar o equilíbrio perfeito entre a escolha das famílias em relação à experiência almejada e o respeito aos direitos dos jovens de poderem utilizar o TikTok.

Por padrão, os adolescentes terão a visibilidade das palavras-chaves adicionadas por seus pais, proporcionando uma camada extra e personalizada sobre o sistema de Níveis de Conteúdo presente na plataforma de vídeos curtos.

TikTok e os jovens

Além disso, a companhia revelou ter planos para lançar um Conselho Global de Jovens ainda em 2023, mostrando sua preocupação em ouvir diretamente dos usuários como vêm sendo suas experiências no TikTok. A plataforma chinesa também acredita que essa iniciativa será de suma importância na tomada de decisões, uma vez que o feedback será usado para implementar mudanças que visam melhorar a segurança e a experiência geral da comunidade do aplicativo.

A recente atualização vai ao encontro de uma série de aperfeiçoamentos implementados anteriormente pelo TikTok, em especial ao controle do tempo de tela, configurações padrão para contas de jovens e adolescentes, e recursos adicionais de controle parental na guia “Family Pairing”.

A medida faz muito sentido, tendo em vista que a grande maioria dos usuários do TikTok são pessoas mais jovens e, devido a pouca idade, podem acabar ficando expostos aos perigos da internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.