Onda de calor: pessoas estão vivendo embaixo da terra por conta da alta temperatura

Uma cidade que vive uma relevante onda de calor buscou alternativas para moradias e estabelecimentos. Confira como!

Uma recente onda de calor começou a atingir nos últimos dias diversos estados do Brasil. No entanto, o aquecimento do clima não é algo exclusivo do território brasileiro. Na Austrália, 848 km ao norte das planícies costeiras de Adelaide, existe uma cidade onde diversas pessoas estão vivendo ‘debaixo da terra’ por conta das temperaturas.

Na cidade de Coober Pedy, casas, restaurantes, lojas, hotéis e até igrejas estão localizadas abaixo da terra. As localidades subterrâneas abrigam cerca de 2,5 mil habitantes. Ao todo, 60% da população local vive em casas construídas nas rochas de arenito e siltito ricas em ferro que são encontradas na região.

O nome Coober Pedy significa “homem branco em um buraco”, em uma livre tradução da expressão aborígene utilizada pelos australianos. O local atinge uma temperatura de 52° C, que faz com que os pássaros caiam do céu e os populares guardem aparelhos eletrônicos em um refrigerador.

Calor em Coober Pedy

Apesar de ser excêntrico, Coober Pedy não é o primeiro e nem o maior assentamento subterrâneo da Terra. Na localidade, as moradias subterrâneas passaram a ser úteis para que os moradores pudessem enfrentar o clima continental, que se alterna entre invernos frios com neve e verões quentes e secos.

Ao longo dos tempos, foram construídas cavernas na região, que hoje em dia são famosas por sua capacidade de refrigeração. Na cidade, as construções subterrâneas ficam a pelo menos quatro metros de profundidade, para evitar que o teto desabe. Diferentemente da superfície, a temperatura de 23° C é o que pode ser sentida abaixo das rochas.

Por sua vez, quem vive no solo precisa lidar com verões extremamente quentes e noites frias de inverno, com temperaturas que costumam cair até 2° C ou 3 °C. Para quem vive abaixo do solo, existe o fator de economia, visto que Coober Pedy gera toda a eletricidade que consome, sendo 70% dela de origem eólica e solar.

Além de Coober Pedy, a prática de viver em locais abaixo da terra é comum também na Capadócia, região bastante conhecida na Turquia, e também em Chongqing, cidade localizada no sudoeste da China.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.