Mais caro! Mudança no YouTube pode irritar milhares de brasileiros

Diversas pessoas que possuem canais no YouTube terão que lidar como uma nova mudança na plataforma, que foi anunciada pelo Google.

Um dos maiores sites do mundo, o YouTube é acessado por mais de 2 bilhões de usuários em todo o planeta. Criada para o compartilhamento de vídeos, a plataforma vinculada ao Google é até hoje a principal a ser utilizada nesse sentido, e mudou bastante nos últimos anos, por conta das publicidades que aparecem antes, durante e depois da exibição dos vídeos.

Na última quarta-feira (18), o Google anunciou uma importante mudança. Trata-se de uma nova forma de anúncio: os botões de produtos durante os vídeos. Com essa nova ferramenta, os criadores de conteúdo que publicam vídeos na plataforma poderão publicar um anúncio que levará o espectador direto para o site de venda de um produto anunciado no conteúdo.

Ou seja, isso poderá ser bastante útil para canais voltados para marcas e também para os influenciadores que desejam fazer publicidade de produtos das empresas que patrocinam seus canais. No entanto, diversos usuários poderão lidar com mais propagandas ao ver um vídeo no site.

De acordo com o Google, os criadores de conteúdo terão a oportunidade de escolher em que momento do vídeo o anúncio de compra será mostrado. Sendo assim, é possível anunciar um produto como uma boa estratégia.

Novas propagandas através dos vídeos do YouTube

Apesar de ter anunciado a mudança, o Google não informou se os assinantes do YouTube Premium estarão livres dessas propagandas. Isso porque as pessoas que pagam quantias para ter esse plano na plataforma podem contar com vídeos sem anúncios, além de outros benefícios.

O Google informou que os testes realizados com o botão mostraram que os espectadores que viram os anúncios sincronizados com a aparição no vídeo foram duas vezes mais propensos a clicar no link do anunciante. A estimativa foi feita em comparação com os anúncios soltos pelo vídeo.

Este recurso não estará disponível para o Shorts, que são os vídeos curtos que podem ser vistos através do YouTube e de forma contínua. A ideia de lançar o novo recurso agora poderá ser útil, inclusive, para a época de Black Friday que já está se aproximando, visto que diversos produtos são comercializados com preços exclusivos nessa época do ano.

No caso dessas novas propagandas, a fatia de dinheiro que será recebida pelos criadores de conteúdo será maior do que já é pago com os anúncios que aparecem antes, durante e após a exibição dos vídeos. Para utilizar recursos como esse, é preciso que o canal do YouTube seja monetizado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.