Há mais buracos negros próximos da Terra do que pensávamos

O buraco negro consiste em uma região do espaço que conta com um campo gravitacional intenso. Por conta disso, nem mesmo a luz consegue escapar de dentro desse corpo celeste. Por ser um dos principais planetas do Sistema Solar, a Terra é rodeada por diversos corpos celestes, e muitos deles são buracos negros.

Esses buracos negros podem se localizar entre o aglomerado de estelar de Híades, que fica a uma distância de 150 anos-luz da Terra. De acordo com os estudos científicos, o buraco negro mais próximo do globo terrestre é o Gaia BH1, localizado a cerca de 1600 anos-luz de distância.

Porém, uma nova pesquisa está sugerindo que podem existir outros buracos negros, cerca de 10 vezes mais próximos da Terra, e que estão alojados em um espaço visível durante o céu noturno.

Buracos negros podem estar mais próximos da Terra

Os buracos negros podem ser formar a partir de colapso de estrelas massivas que passaram boa parte de suas vivências em aglomerados de estrelas que não tiveram tanto tempo para se dispersar. Por conta disso, os aglomerados são os locais mais passíveis de contar com esses corpos celestes.

As Híades estão localizadas dentro da Constelação Touro, a cerca de 153 anos-luz de distância. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Pádua começou a investigar se podem existir buracos negros no aglomerado de estrelas.

Esse estudo foi publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e analisou a localização e a movimentação das estrelas com o objetivo de descobrir se existia alguma influência gravitacional de algum objeto que não estava sendo visto.

“As nossas simulações só podem corresponder simultaneamente à massa e ao tamanho das Híades se alguns buracos negros estiverem presentes no centro do aglomerado hoje (ou até recentemente)”, disse o pesquisador Stefano Torniamenti.

De acordo com as simulações, existem dois a três buracos negros no aglomerado que foram ejetados a menos de 150 milhões de anos atrás. Mesmo não fazendo mais parte do aglomerado, esses buracos negros continuam próximos a ele, e, por isso, eles continuam mais próximos do sol do que o candidato anterior. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.