Consulte online e de graça o valor do seu 13º salário do INSS

O governo federal não confirmou a antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, o abono, que costumava ser recebido no primeiro semestre do ano, agora, seguirá seu curso normal e será pago apenas na segunda metade de 2024. Contudo, é possível realizar a consulta do valor depositado online.

Aposentados e pensionistas do INSS poderão verificar o valor do 13º salário através de consulta online. O INSS faz dois depósitos ao ano, sendo que o primeiro equivale a 50% do salário. Já o segundo e último pagamento tem o desconto do Imposto de Renda para os contribuintes.

Os interessados podem realizar a consulta do valor dois dias antes do início dos depósitos. A nova legislação prevê a liberação do benefício em conjunto com os incrementos salariais dos meses de agosto e novembro.

Para acessar as informações online, siga os seguintes passos:

1. Acesse o Portal Meu INSS e faça seu login;

2. No menu, procure por “Extratos”, em seguida, “Extrato de pagamentos”;

3. Na busca, insira o mês desejado, “Agosto” ou “Novembro”;

4. As informações serão disponibilizadas na tela. É possível salvar o extrato em formato PDF ou imprimir.

Calendário de pagamentos previstos para 2024

Conforme o calendário de pagamento do INSS para o ano de 2023, o 13º salário será depositado nas datas finais de agosto e novembro, respectivamente. Para beneficiários que recebem até 1 salário mínimo, os depósitos da primeira parcela terão início em 26 de agosto, enquanto os da segunda parcela começam em 25 de novembro.

Já para aqueles que recebem acima de 1 salário mínimo, os pagamentos da primeira parcela iniciam em 2 de setembro, e os da segunda em 2 de dezembro. Os pagamentos são organizados de acordo com o número final do benefício. Cabe aos beneficiários do INSS ficarem atentos às datas e realizarem consulta prévia para verificar os valores a serem depositados. Como de costume, todas as consultas e procedimentos referentes ao INSS podem ser realizados através do portal online Meu INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.