Chefão do TikTok nos EUA deixa cargo em momento complicado para rede social

Após quase cinco anos à frente do cargo de diretor de operações do TikTok, o executivo V. Pappas — que prefere ser chamado pelos pronomes “ele” e “dele” — deixará a empresa. Atualmente, ele é o principal nome da rede social chinesa nos Estados Unidos. Sua saída marca uma transição de liderança em um momento conturbado da companhia, lembrando que a plataforma enfrenta sérios problemas de restrição no país.

Em nota aos trabalhadores da empresa, Pappas e o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, disseram que o executivo optou por sair da organização para dar sequência em ambições pessoais (não reveladas). Contudo, Pappas deve seguir como consultor estratégico da companhia. Abaixo, você confere o comunicado (em inglês):



A passagem de Pappas foi marcada por extremos: ele presidiu tanto o ápice de crescimento quanto o atual momento conturbado perante os EUA. À medida que o TikTok se consolida como uma das principais redes sociais do país, a plataforma enfrenta controvérsias constantes, principalmente sobre preocupações em torno de sua propriedade pela ByteDance, que tem sede em Pequim, capital da China.

O anúncio de Pappas acontece num momento em que o TikTok enfrenta uma nova rodada de pressão para convencer os legisladores estadunidenses de que os dados de usuário e algoritmo não são compartilhados com o governo chinês.

Reformulação na cúpula executiva

Em seu e-mail enviado aos funcionários da plataforma, Chew anunciou novos compromissos ligados à saída de Pappas. A veterana da Walt Disney, Zenia Mucha, assumirá o cargo de chefe de marca e diretora de comunicações do TikTok. Já Adam Presser, chefe de gabinete de Chew, substituirá Pappas no posto de diretor de operações.

Mucha vem aconselhando Chew a como lidar com a pressão feita pelas autoridades dos EUA sobre os laços que a plataforma possui com a China. Em seus mais de 20 anos na Disney, a executiva atuou como chefe de comunicação, supervisionando um portfólio que variava de questões geopolíticas a relações com os fãs da marca.

“A capacidade do TikTok de incentivar a criatividade, conectar pessoas e criar comunidades é nada menos que inspiradora e estou animada por ingressar nesta empresa inovadora e dinâmica.”

Zenia Mucha, atual chefe de marca e diretora de comunicações do TikTok

Em sua nova função, Presser assumirá toda a responsabilidade pelo conteúdo e operações do usuário, além de dar continuidade na liderança do gerenciamento de projetos da companhia.

Desde a sua chegada ao TikTok, em 2022, o executivo foi um dos responsáveis por ajudar a empresa a proteger seus dados na Europa (chamado Project Clover), apoiou os esforços de relações governamentais e trabalhou no planejamento estratégico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.